“Vou três semanas de férias, com os meus pais…” – Férias Escolares
De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), nenhum estudante deve ser privado das suas férias escolares. No entanto, muitos pais ficam preocupados com a forma de cuidar destes, se continuam a trabalhar diariamente. Já poucos são os pais que confiam o adolescente aos grupos de vizinhos, sem a supervisão de adultos. Neste sentido, a sociedade oferece variadas respostas, entre ATL’s, Campos de Férias, ou mesmo avós que, nestas alturas do ano, têm um papel fundamental na promoção da educação.
O convívio e interação com outras pessoas, com diferentes idades promove também um grande desenvolvimento ao nível do Saber Ser e do Saber Estar, educando o estudante para uma sociedade integrante, tolerante e responsável.
Sobre este tema não posso deixar de recordar os cuidados que os educadores devem ter na permissão de utilização da televisão, da internet e dos jogos (em PC, consolas, telemóveis, tablet’s, etc). este tempo de permanência deve ser monitorizado e limitado, nunca ultrapassando uma média de duas horas diárias… não esquecendo que, a utilização continua destas novas tecnologias impedem a criatividade, o convívio e o correto desenvolvimento de quem cresce.