Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

16
Nov 17

Talvez seja devido aos cortes orçamentais que os estudantes de hoje têm poucas visitas de estudo, proporcionadas pelas escolas. Contudo, mantenho a opinião de que estas são elemento importante na aprendizagem, pois «constituem uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho, facilita a sociabilidade.» (in www.netprof.pt/).

Assim, e para os educadores que têm essa possibilidade, deixo o desafio de refletirem mais sobre possíveis lugares a visitar, dentro e fora do país, que permitam a aquisição de mais cultura, contato multicultural, conhecimento histórico, artístico e geográfico…

Viajar, visitar, contemplar, escutar, enriquecem o ser humano de forma profunda e transformadora, desenvolvem novos saberes, despertam curiosidades, aguçam sentidos, constroem competências.

Visitar museus, espetáculos, novas cidades, galerias, bibliotecas, e tantas outras formas de arte, contribuem para o desenvolvimento e crescimento educativo, facilitando a aquisição de conhecimento de forma mais natural e interessada…pois, alia-se o conhecimento teórico recebido em contexto sala de aula com o conhecimento prático de quem sente e vive o que leu.    

escolar_img.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 10:49

4 comentários:
As visitas de estudo são importantes, principalmente quando a família não tem possibilidades de levar as crianças a sair.
Algo que também me parece motivante é conjugar o que se está a aprender com a visita de estudo, por exemplo, se estão a aprender o nome dos planetas do sistema solar, é boa ideia uma ida ao Planetário.
Marta Elle a 16 de Novembro de 2017 às 16:28

Bem verdade, para além disso existem muitas outras aprendizagens sociais associadas a estas visitas de estudo...
Maribel Maia a 16 de Novembro de 2017 às 17:07

Muito importante sem dúvida. Ainda no outro dia reparei que nunca ouvi as minhas sobrinhas a falar de visitas de estudo. Eu adorava.
Ana a 26 de Novembro de 2017 às 22:06

Muito importante e, muitas vezes, não é necessário grande investimento financeiro, para que aconteçam essas visitas de estudo!
Maribel Maia a 27 de Novembro de 2017 às 11:15

Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
14
15
17
18

19
21
24
25

26
28
29


pesquisar
 
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram
@educarcomvida
blogs SAPO