Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

‘Tive de ir ao quadro!’ - Participar e Tirar Dúvidas

Diálogo entre mim e um/a estudante de secundário:

« Eu: _Já apresentaste o trabalho à turma?

Estudante: _ já… correu bem…

Eu: _ A professora gostou?

Estudante: _ Acho que sim, pelo menos parecia… e fez perguntas e tudo… os meus colegas cá fora também disseram que estava bom e que foi interessante!»

 

É do conhecimento geral que os estudantes são avaliados, não só pelos testes, como pelo comportamento e pela participação. Contudo, poucos sãos os estudantes que se sentem à vontade para participarem durante a aula, muitos ficam tímidos quando os professores fazem perguntas ou quando lhes é solicitado para ir ao quadro… esta timidez pode até leva-los a errar algo que sabem, por falta de confiança.

Por esta razão é necessário lembrar os estudantes de que, participar ao longo da aula e sobre a matéria que estão a estudar demonstra um interesse presente e uma vontade de aprender que é valorizada pelo professor.

Muitas vezes os estudantes constroem dúvidas sobre uma ou mais matéria que não colocam ao professor por vergonha ou insegurança, portanto é necessário lembra-los que não precisam de perceber tudo na aula e que ter dúvidas e coloca-las faz parte do processo de aprender e nunca fará com que se receba uma avaliação negativa… tirar dúvidas é sinónimo de vontade de saber!

Por fim, aconselho também, aos estudantes mais tímidos, que não se sentem à vontade de colocar dúvidas em frente aos colegas, devem esperar pelo final da aula e pedir ao professor para fazer uma(s) pergunta(s) e assim esclarecer a matéria, certamente que, nenhum professor recusará estar mais uns minutos na sala para esclarecer a questão!

aprender-8.jpg

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vencedor:

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D