Timidez escolar
Quantas vezes os estudantes assumem não participarem nas aulas porque têm vergonha de responder erradamente, de serem criticados pelos colegas, ou de demonstrarem conhecimento.
Mas, sabemos também que, uma das formas de avaliação escolar é a participação e a tenção na sala de aula, portanto, alguns estudantes sentem-se traídos pela sua própria timidez escolar, que os pode prejudicar no momento em que os professores ponderam resultados e avaliações.
Assim sendo, muitas vezes os educadores questionam se será possível alterar este estado psicológico. Eu considero que sim, porque as crianças vão mudando muito com a idade e porque já assisti à superação desta timidez.
Penso que a maior força que desencadeia a mudança é a vontade do estudante de querer superar e as tentativas diárias para que aconteça… perdendo assim receios e anseios.
Para ajudar a tal mudança, deixo algumas propostas:
- Nunca as cataloguem como estudantes tímidos, isso pode ficar como rótulo ou acomodação;
- Brincar e conviver mais com estudantes da mesma idade;
- Incentivar à conversa de circunstância com pessoas menos próximas;
- Converse com o estudante incentivando sempre a pequenas atitudes de mudança;
- Frequentar outros ambientes sociais que propiciem o contato direto com várias pessoas.
Por fim, não se esqueça que a timidez não é doença nem se mantém ao longo de toda a vida, contudo se sentir que esse estado prejudica bastante a vida do estudante procure a ajuda de um profissional.
(imagem retirada da internet)