Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

08
Mar 18

Tal como prometido no Post anterior, aqui ficam algumas propostas de técnicas de memorização. Relembro que algumas podem funcionar melhor do que outras, de acordo com as capacidades e facilidades de cada indivíduo, contudo, com o tempo e a prática, conseguem-se melhorar resultados.

 

Repetição: um método pouco motivante para os estudantes mas, em determinadas situações, eficaz, e consiste na repetição da informação várias vezes seguidas. Para tornar este método mais interessante pode optar-se por fazê-lo é jeito de canção.

 

Rimas e jogos: memorizar através da realização e jogos ou de esquemas rimáticos, poderá ser mais fácil, criando-se com a matéria uma relação afetiva e mais divertida. Funciona melhor com matérias mais simples, por exemplo, do primeiro ciclo.

 

Imagens mentais: para os estudantes que têm uma boa memória fotográfica, podem recorrer a imagens como forma de memorização. Trata-se de uma estratégia com melhores resultados em algumas disciplinas, como por exemplo a Ciências da Natureza.

 

Técnica dos espaços: de uma forma associativa, o estudante pode associar um determinado lugar ou espaço a determinada matéria, assim, ao relembrar o espaço irá relembrar a informação associada. Esta técnica funcionará bem se o estudante tiver uma boa capacidade de conhecimento espacial.

 

Elaboração progressiva: esta técnica tem por objetivo encadear as informações de tal maneira que elas sigam uma ordem lógica que nos permita recordar as informações que elas encerram. Desta forma supõe-se que a aprendizagem anterior foi claramente reconhecida e memorizada, só assim se evoluirá na memorização.

 

Palavra-Chave: esta técnica propõe que o estudante memorize várias aprendizagens para cada palavra-chave, bastando lembrar a palavra-chave para relembrar todos os outros conceitos e conhecimentos associados. Pode ser bastante útil para descrever processos, mas para enumerar listas de características ou outras informações que pretendemos decorar.

 

Técnica dos números: para os estudantes que têm grande capacidade em memorizar números, podem associar informações a números, codificando, assim, a informação. Esta estratégia deve ser utilizada em pequena escala para ser mais eficaz.

 

E para vocês, qual a técnica que melhor funciona? Que outras estratégias de memória utilizam?

memoria_16645_l.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 10:40

12 comentários:
No 1.º Ciclo a memorização da tabuada é fundamental. Uma forma engraçada é fazer um jogo do loto, após obviamente os alunos já dominarem a mesma.
Marta Elle a 8 de Março de 2018 às 12:14

Os jogos são sempre formas divertidas de memorizar... Boa dica!
😘
Maribel Maia a 8 de Março de 2018 às 17:19

Boas técnicas ;)
Quando precisar já sei e venho aqui espreitar ;)
omeumaiorsonho a 8 de Março de 2018 às 13:53

Assim, espero! Obrigada
Beijinhos
Maribel Maia a 8 de Março de 2018 às 17:20

Fantástico! Obrigada! Fiquei com uma ideia mais clara para ajudar a minha filha a (aprender e saber) estudar. Ela funciona bem com números, imagens e esclarecimento de palavras a que posso associar a palavras-chave. Eu funcionava melhor com imagens e palavras-chave. Ainda hoje sou assim, acho. Posso postar no facebook? Sei que tem ali o ícone, mas prefiro confirmar. Beijinho e mais uma vez obrigada.
Gabriela Lima a 8 de Março de 2018 às 17:25

Claro que sim, o objetivo é ajudar!
Eu também memorizo melhor por imagens!
Beijinhos

Vou postar então :-)

Agradeço a partilha! 👌
Maribel Maia a 8 de Março de 2018 às 17:55

Ando na luta com o meu por causa da tabuada, belas dicas!
A rapariga do autocarro a 10 de Março de 2018 às 09:12

Para as tabuadas também há muitas técnicas... No YouTube tem muitos vídeos de ajuda... Tem de ser aos poucos!
Maribel Maia a 10 de Março de 2018 às 13:20

Para mim a elaboração progressiva sempre funcionou melhor que a memorização e tento passar isso aos meus alunos, mas insistem em tentar memorizar tudo sendo poucos os que têm sucesso nessa tarefa.
Alfa a 30 de Março de 2018 às 01:41

A exigência da memorização está muito enraizada na escola, por grande parte da comunidade educativa.... Ainda bem que nem todos seguem essa necessidade....
Maribel Maia a 30 de Março de 2018 às 11:14

Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
16
17

18
20
22
24

25
27
28
30
31


pesquisar
 
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram
@educarcomvida
blogs SAPO