Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

15
Mar 18

Dialogo entre mim e um/a estudante de secundário:

«Eu: _ A resposta está incompleta, porque faltam aqui alguns itens de resposta, nomeadamente, a referência e fundamentação do texto apresentado na pergunta…

Estudante: _ Pois… nem achei importante…»

 

Quantas vezes os estudantes, crianças ou jovens apresentam dificuldades em realizar um interpretação correta da pergunta proposta, ou demonstram algumas falhas na correta interpretação de textos.

Como tenho, por cá escrito, vezes sem conta, o primeiro passo para melhorar esta capacidade é a leitura e a escrita contínua, de forma dedicada e atenta.

Para além disso, poderão cá ficar outras pequenas sugestões, que opõem a melhoria desta importante competência escolar e pessoal, a interpretação de textos:

  • O título explica grande parte do assunto que irá ser desenvolvido;
  • O primeiro parágrafo, normalmente, apresenta todo o contexto da ação/situação;
  • Nos parágrafos seguintes encontram-se a defesa de ideias e explicação dos acontecimentos;
  • O último parágrafo, encerra a ação/situação, resumindo e finalizando o tema desenvolvido, anteriormente.

Tenha em linha de conta, também que, realizar a leitura adequada, estando atento à pontuação, portanto devem-se realizar várias leituras do texto, sublinhando os conceitos chave e as ideias principais.

escrita (1).jpg

 

publicado por Maribel Maia às 13:58

12 comentários:
Há casos em que, de facto, não compreenderam totalmente o texto e por isso dão uma resposta incompleta, mas também há casos de desinteresse.
Marta Elle a 15 de Março de 2018 às 14:08

Mas é de melhorar, quando o erro é porque não compreendem o que é pedido....
Maribel Maia a 15 de Março de 2018 às 14:19

Caso estejam desatentos, é difícil convencê-los a ler mais...
Há alunos que, se o texto for ilustrado, apenas se baseiam na ilustração. Preguiça e esforço mínimo...
Mariali a 15 de Março de 2018 às 14:33

Assim tudo se torna bem mais difícil....
Maribel Maia a 15 de Março de 2018 às 16:46

Pois, quando não se sabe, não parece ter importância...
Happy a 15 de Março de 2018 às 17:27

Hoje em dia, um grande desafio para a escola é motivar os estudantes!
Maribel Maia a 16 de Março de 2018 às 12:15

Saudações... do "meio parvo" ...LOL
Papagaio Giló a 18 de Março de 2018 às 15:32

Maribel Maia a 19 de Março de 2018 às 11:07

O problema maior do meu filho, é saber colocar por escrito, o que sabe. Acho que ele não se consegue exprimir. Num último teste, em cada resposta a professora escreveu a vermelho "escrita confusa" ou "resposta pouco clara".
Algum conselho para resolver este problema? Obrigada...
paranoias-de-mae a 19 de Março de 2018 às 10:42

Sim, escrever... Fazer composições e, resumos da matéria, primeiro com ajuda/orientação, depois sozinho.. Deve sempre ser corrigido para continuar a melhorar... Com o tempo começamos a ver melhorias...
Aproveitem estas férias de Páscoa para iniciar esse trabalho....
Maribel Maia a 19 de Março de 2018 às 11:13

Ler muito e praticar é das melhores coisas para se ser bem sucedido..
Beijinhos
Chic'Ana a 19 de Março de 2018 às 10:53

Ler é, sem dúvida, dos melhores exercícios para imensas situações, melhora o vocabulário, aguça a imaginação, e desenvolve imensas capacidades...
Maribel Maia a 19 de Março de 2018 às 11:15

Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
16
17

18
20
22
24

25
27
28
30
31


pesquisar
 
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram
@educarcomvida
blogs SAPO