Saber interpretar textos e perguntas…
Dialogo entre mim e um/a estudante de secundário:
«Eu: _ A resposta está incompleta, porque faltam aqui alguns itens de resposta, nomeadamente, a referência e fundamentação do texto apresentado na pergunta…
Estudante: _ Pois… nem achei importante…»
Quantas vezes os estudantes, crianças ou jovens apresentam dificuldades em realizar um interpretação correta da pergunta proposta, ou demonstram algumas falhas na correta interpretação de textos.
Como tenho, por cá escrito, vezes sem conta, o primeiro passo para melhorar esta capacidade é a leitura e a escrita contínua, de forma dedicada e atenta.
Para além disso, poderão cá ficar outras pequenas sugestões, que opõem a melhoria desta importante competência escolar e pessoal, a interpretação de textos:
- O título explica grande parte do assunto que irá ser desenvolvido;
- O primeiro parágrafo, normalmente, apresenta todo o contexto da ação/situação;
- Nos parágrafos seguintes encontram-se a defesa de ideias e explicação dos acontecimentos;
- O último parágrafo, encerra a ação/situação, resumindo e finalizando o tema desenvolvido, anteriormente.
Tenha em linha de conta, também que, realizar a leitura adequada, estando atento à pontuação, portanto devem-se realizar várias leituras do texto, sublinhando os conceitos chave e as ideias principais.