Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

09
Out 18

Como todos nós sabemos, dormir pouco ou dormir demais pode ser prejudicial para um harmonioso desenvolvimento de crianças e jovens.

As crianças que dormem menos que o necessário poderão apresentar distúrbios problemáticos, tal como o fraco desenvolvimento físico, problemas no desenvolvimento do sistema imunológico, na consolidação da memória e dificuldades no relaxamento muscular.

Assim sendo, relembro as horas de sono recomendadas pelo American Sleep Association (2015):

  • Recém-nascidos (0-3 meses): 14 a 17 horas
  • Bebés (4-11 meses): 12-15 horas
  • Crianças (1-2 anos): 11-14 horas
  • Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): 10-13 horas
  • Crianças em idade escolar (6-13 anos): 9-11 horas
  • Pré-adolescentes (14-17anos): 8-10 horas
  • Jovens (18-25anos): 7-9 horas
  • Adultos (26-64anos): 7-9 horas
  • Idosos (+65anos): 7-8 horas.

 

Para explorar melhor estes conselhos, poderá consultar a tabela abaixo:

tabela sono.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 10:43

18 comentários:
O meu ( 8 anos) dorme as sempre entre 10/11H, custa-me saber que há miúdos da idade dele que à meia noite ainda estão a ver televisão!
A rapariga do autocarro a 9 de Outubro de 2018 às 13:58

Parece-me que eles agora já nem ficam a ver televisão, ficam agarrados aos telemóveis/tablets a ver vídeos, a jogar ou a conversar com outros colegas, até bem tarde... Se a alguns anos atrás as famílias tiveram de ter cuidado com as TV no quarto, agora terão de se preocupar com os telemóveis no quarto!!!
Beijinhos
Maribel Maia a 9 de Outubro de 2018 às 14:19

Não entendo... o meu mais novo com quase 6 anos dorme somente 8h/dia... nao entendo... e mete-lo a dormir ao domingo de tarde uma sesta é um filme de terror!
Já eu se pudesse dormia tanto como um recém nascido o meu marido até diz que eu devo ter sido mordida pela mosca do sono!
Ana Gomes a 9 de Outubro de 2018 às 14:19

Pois, ele deveria dormir um pouco mais... muitas crianças quando chegam à pré-adolescência mudam esse hábito e começam a dormir mais... depois as queixas das famílias tornam-se diferentes... eles deitam tarde e dormem a manhã toda...

Eu sempre habituei os meus às 22h estarem na cama para dormir. Quando começa a aproximar-se a hora ao fim de semana por exemplo que é quando lhes dou mais "largueza" eles são os primeiros a pedir para ir dormir no horário a que foram habituados.
O mais novo dorme bem só que anda o dia todo a lutar contra o sono e o cansaço chega depois de jantar e já está a dormir.
A mudança de rotina na escola agora está a deixa-lo mais cansadito e deita-se mais cedo.

As mudanças de rotina são o mais difícil para as crianças...a maioria passa a segunda-feira com sono, portanto, se puderem manter a mesma rotina no fim de semana, até é melhor!
As férias e verão, por serem muito longas, também podem trazer dificuldades de adaptação quando se inicia o ano escolar..
Para as famílias deve ser sempre foco do cuidado e atenção!
Maribel Maia a 9 de Outubro de 2018 às 14:54

É incrível como as horas de sono que precisamos mudam tanto, ao longo da vida.
Marta Elle a 9 de Outubro de 2018 às 14:32

Quanto mais aprendizagem fazemos mais precisamos de dormir para que o cérebro assimile tudo o que viveu e aprendeu.... essa é a justificação (versão simplificada)...
Maribel Maia a 9 de Outubro de 2018 às 14:34

Os meus filhos desde que nasceram que não cumprem essas tabelas dormem um pouco menos e não é que não os deite cedo, é mesmo o corpo deles que lhes pede aquele número de horas pois acordam com uma energia e ao romper da manhã.
Mamã Silvestre a 9 de Outubro de 2018 às 14:42

Desde que se consiga manter uma rotina de descanso pleno, isso é muito importante!!!
beijinhos
Maribel Maia a 9 de Outubro de 2018 às 18:40

A minha filha Leonor dorme muito pouco, nunca tem sono andamos a tentar controlar isso!
Obrigada pela partilha!
omeumaiorsonho a 9 de Outubro de 2018 às 17:10

Sim, é muito importante... o melhor é procurar seguir as rotinas ao máximo a ver se ela consegue dormir mais e melhor!!!
beijinhos
Maribel Maia a 9 de Outubro de 2018 às 17:31

Tenho de dormir e descansar bem se não não ando nada bem
CÉLIA a 9 de Outubro de 2018 às 17:54

Sim... por isso é que nas crianças é essencial, senão elas também não ficam bem!!
Maribel Maia a 9 de Outubro de 2018 às 18:35

A minha pequenita é uma exceção. Por muito que a queiramos deitar mais cedo, não conseguimos. Não vê televisão, não liga a tablets ou telemóveis, não a habituamos a tal, mas mesmo assim, só por volta das 22h vai para a cama e depois desperta pelas 6h30.
Por vezes dorme uma sesta de 30min e está feito, tem mais energia que nós..
Beijinhos
Chic'Ana a 10 de Outubro de 2018 às 10:12

As sestas ajudam muito as crianças mais pequenas, isso é muito bom!!!
Beijinhos
Maribel Maia a 10 de Outubro de 2018 às 11:01

A minha filha dorme 9 horas
Paula Rocha a 10 de Outubro de 2018 às 16:40

Boa! Assim descansa bem!
Beijinhos
Maribel Maia a 10 de Outubro de 2018 às 19:33

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