Os meus diálogos transcritos….
Como os meus car@s leitores sabem, utilizo a minha experiência para iniciar e fundamentar as opiniões que aqui escrevo.
Por vezes utilizo até transcrições de pequenos diálogos, entre mim e estudantes, com quem contacto/contactei, de forma a melhor explicar e evidenciar as situações que me motivam, não só à escrita deste Blog, mas também como mote para refletir sobre a minha prática profissional.
Neste sentido, apoio-me num método utilizado na investigação científica das ciências sociais e humanas, de seu nome: notas de terreno/diário de bordo, incluída na observação participante. Esta técnica permite estudar uma comunidade durante um longo período, participando na vida coletiva dos indivíduos, com o intuito de estudar e compreender para assim, interpretar os significados das experiências dos atores sociais, tarefa que apenas pode ser levada a cabo através da participação do próprio investigador (Quivy: 1998).
Reafirmando que todas estas conversas são verdadeiras, legitimo também a necessidade de manter estes estudantes anónimos, portanto não cito nomes, escolas, turmas ou géneros, principalmente por ter a certeza que, a confiança e carinho partilhado entre educadora e estudante não deve ser quebrado nem desvendado. Fui e pretendo continuar a ser confidente destas pessoas que crescem e que me fazem crescer!