“Ontem foi um dia mau” - Inteligência Emocional
Diálogo entre mim e um/a estudante de 2º ciclo:
«Estudante: _ Ontem tive um dia mau!
Eu: _Porquê?
Estudante: _ Parti a minha caneca preferida… era mesmo a minha caneca preferida!!!
Eu: _Devemo-nos importar com as pessoas, não com os objetos!
Estudante: _ Mas era a minha caneca preferida porque me fazia lembrar a minha avó.
Eu: _ Ficas com essa memória na mesma… só que os objetos não duram para sempre…
Estudante: _Pois não… é pena!»
Pretendo refletir sobre a Inteligência Emocional, pois não sendo ainda um assunto muito considerado em contextos formais de educação, deve ser tido em conta como conceito fundamental no desenvolvimento humano. Portanto, a Inteligência Emocional (QE) é tão importante como o Coeficiente de Inteligência (QI), ambos sustentarão um estudante capaz de aprender e de crescer.
Contudo, uma criança emocionalmente inteligente não é uma criança que não chora, não faz birras ou não demonstra frustração, é sim uma criança capaz de lidar e compreender tais emoções, conseguindo interpreta-las e explica-las, melhorando estas capacidades ao longo da vida.
Neste sentido, assume-se que o desenvolvimento destas capacidades influenciam diretamente a aprendizagem em contexto escolar, pois, tanto melhor será o rendimento escolar quanto melhor estiver a autoconfiança do estudante, a sua motivação para aprender e a sua boa capacidade de comunicar com os outros (pares/professores/educadores).
Em termos gerais, a Inteligência Emocional promove no estudante:
- Confiança em si e na sua conduta;
- Mantém a curiosidade como sensação positiva;
- Detém uma intenção de se superar;
- Controla as suas ações perante si e perante os outros;
- Aumenta a capacidade de cooperar com outros;
- Apresenta maior motivação para comunicar e se exprimir.
Inteligência Emocional também se ensina????? Veja no próximo Post!!!!