O seu filho tem uma ‘letra feia’? Será Disgrafia?
Nos primeiros anos escolares, em que a criança inicia o desenho das letras e dos números, seja na escola, como em casa, nessa altura deverá existir muito cuidado no aperfeiçoamento desta destreza, de forma a que, os estudantes mantenham cuidados e atenção na forma de escrever com letra legível. Por vezes neste processo, a determinada altura, alguns estudantes parecem demonstrar incapacidade de melhorar a sua qualidade de escrita, e esta vai permanecendo deficiente, com letras desproporcionais, desregular… ao que muitas pessoas apelidam de ‘letra feia’. Investigadores nesta área intitulam esta situação como podendo ser um caso de Disgrafia, ou seja, uma perturbação funcional que afeta a qualidade da escrita, no elaborar do traçado da grafia, isto é ‘Um desvio da grafia’.
Assim sendo, a disgrafia é uma perturbação específica de aprendizagem que afeta a caligrafia e a qualidade da escrita, surgindo:
- letras irregulares e disformes,
- dificuldades na capacidade em compor textos escritos,
- dificuldade em colocar pontuação e dissociar parágrafos,
- dificuldade em posicionar ou pressionar o lápis,
- colocação de letras desligadas ou sobrepostas,
- textos fora das linhas e das margens…
Sobre a Disgrafia gostaria ainda de acrescentar, esta perturbação é diferente da dislexia, portanto não devem ser confundidas e, podem estar presentes uma sem a outra.
Para saber mais, esteja atento a este Blogue….