O precioso caderno diário
No inicio do ano letivo os estudantes perdem tempo a escolher e, muitas vezes, a personalizar os seus cadernos diários. As famílias fazem quase todas as vontades e permitem que seja tudo ao gosto do estudante.
Após começar o ano letivo, os cadernos diários têm de ser, diariamente, selecionados e colocados na mochila, neles serão escritos sumários, matérias, exercícios e TPC’s… alguns cadernos duram o ano letivo todo, outros são, várias vezes, substituídos por novos, sempre que se chega ao seu final.
Este caderno diário é muito importante e necessário a cada disciplina, não o ter na sala de aula pode refletir-se numa falta disciplinar ou de material.
No entanto, não é apenas por tudo isto que eu considero estes cadernos preciosos! A grande maioria deles comporta os resumos e esquemas das matérias lecionadas, as melhores e mais simples explicações sobre o que se aprendeu está ali…
São as orientações dos professores, são informações que auxiliam o manual da disciplina. Este caderno diário é de grande preciosidade no momento do estudo ou no esclarecimento de dúvidas, embora muito alunos o deixem fechado nos momentos mais importantes do estudo.
Assim, anota os cuidado a teres com o teu caderno diário:
- mantém-no com boa apresentação e organização;
- Usa cores e uma letra bem legível, para ser agradável quando o usas;
- Coloca sempre os sumários e as datas para te orientares;
- Aponta tudo o que considerares importante na aula;
- Regista tudo o que o professor propõe;
- Aponta as páginas dos exercícios e o número;
- Aponta sempre o TPC’s para não esquecer;
- Escreve os objetivos da avaliação ou as páginas do manual que é necessário estudar;
- Faz separadores para cada Período escolar;
- Compra outro caderno de substituição, sempre que estejas a utilizar as últimas 6 folhas;
- Recorre a ele para confirmares de tens TPC’s ou não.