O papel especial do/a Explicador/a
Conversa entre mim e um/a estudante de Secundário:
«Eu: _ A preparação para o Exame Nacional na escola, se for só com um aluno, é como se fossem explicações!
Estudante: _«Não, nada disso! A relação professor aluno é muito diferente da relação explicador aluno… Estamos muito mais à vontade, nem há comparação!»
O papel de um/a explicador/a é, de facto, muito particular e pode ser de enorme apoio para quem estuda. Não consegue, de todo substituir o papel dos professores e da escola, mas pode ser um complemento a todo este processo de aprendizagem e um facilitador de desenvolvimento na aquisição de conhecimentos.
Com este profissional o estudante sente-se mais à vontade para colocar as suas dúvidas, muitas vezes, repetir estas dúvidas até se sentir mais seguro.
Por vezes existe alguma dificuldade, por parte dos alunos, em organizar e definir um programa de estudo adequado e completo, tarefa que se torna mais fácil com o apoio constante do explicador.
Para além disso, não menos importante, volta e meia o explicador passa a ter um papel de confidente, com necessidade de oferecer um pouco de apoio psicológico/motivacional, apelando à responsabilidade e melhorando a autoestima de quem estuda.
Aproveito este artigo também para felicitar e incentivar todos os explicadores que fazem o seu trabalho com imenso amor e dedicação é um trabalho mais particular e menos visível, no entanto, tão importante e fundamental para quem estuda.