Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

24
Mai 18

Os vossos filhos são daqueles que ficam muito ansiosos e aflitos nos dias que antecedem às variadas formas de avaliação?

Se existem aqueles estudantes que se apresentam nervosos perante um teste porque consideram não ter estudado o suficiente, existem aqueles que mesmo tendo estudado toda a matéria muito bem, continuam a passar por horas de aflição e ansiedade, a quais nos parecem desnecessárias e pouco adequadas.

Contudo, esta ansiedade, sincera e verdadeira, poderá trazer um problema acrescido aos estudantes, principalmente quendo, após muito estudo o stress acaba por perturbar e condicionar o momento de concentração e execução do teste ou de qualquer outra forma de avaliação!

Deixo-vos algumas dicas que poderão ajudar a minorar estes níveis de ansiedade, aos pequenos estudantes, em dias próximos às avaliações:

  • Evitem o estudo no dia da avaliação;
  • Realizem todas as tarefas diárias com tempo e sem atrasos;
  • Criem momentos de relaxamento no dia anterior, (música… atividade física… etc);
  • Procurem orientar a mente para pensamentos positivos;
  • Relembrem os bons resultados já alcançados;
  • Procurem retirar todas as dúvidas da matéria, aquando do estudo;
  • Mantenham um bom descanso e uma boa alimentação.

 

 Tal como em todas as outras situações, o diálogo é sempre um bom aliado, embora muitas vezes as crianças tenham alguma tendência para esconder estes sentimentos de ansiedade, promover as conversas e a expressão de sentimentos é sempre um passo positivo para a adaptação a estes novos momentos de stress.

Frases inspiradoras.png

(Imagem retirada da net)

 

publicado por Maribel Maia às 10:44

16 comentários:
Boas dicas!!
A Desconhecida a 24 de Maio de 2018 às 10:57

Obrigada

Apenas uma nota: ficha de avaliação ao invés de "teste". Terminologia utilizada na legislação.
P. P. a 24 de Maio de 2018 às 11:01

É... Ficha de avaliação, exame nacional, prova de aferição... Mas, praticamente, todos os alunos dizem teste... Talvez se sintam mais testados do que avaliados...

Eu lembro-me que ficava sempre muito nervosa
Mamã Silvestre a 24 de Maio de 2018 às 12:10

Muitas vezes, no Primeiro Ciclo o nervosismo é enorme... Às vezes fico com 'pena' deles....

A minha filha, antes das fichas, só diz que tem e tem de estudar. Mesmo sendo aluna de otimas notas, tem sempre medo de se esquecer de alguma coisa. E sabendo que vão ser avaliados pelo que aprenderam, ainda os poem mais stressados.
Obg pelas dicas.. :)
Ninita a 24 de Maio de 2018 às 15:23

É bem típico de um bom aluno essa insegurança! Revejo alguns com essas atitudes... Também revela responsabilidade, o que é bom....

Os meus filhos ainda são pequenos (5 e 8 anos). De modo que ainda não sentem este peso. No entanto o mais velho este ano já teve as provas de "aflição" como ele diz. Boas dicas! Vou lembrar-me delas quano forem os testes.

As ditas provas de 'aflição' aumentam a ansiedade de muitas crianças, por vezes até aquelas que não são muito ansiosas....

Se formos a ver, o nervosismo é compreensível mas desnecessário porque nenhum teste decide a nota que é atribuída. A avaliação é contínua.
Marta Elle a 24 de Maio de 2018 às 18:40

Claro, mas também é necessário incutir alguma responsabilidade nas crianças, para aprenderem a lutar por objetivos, nas avaliações e em todos os dias de aulas!

O pensamento positivo é fundamental, o acreditar que somos capazes é meio caminho andado =)
Beijinhos
Chic'Ana a 25 de Maio de 2018 às 09:52

Claro, e que haverá sempre oportunidade para melhorar!

Eu penso que quase todos sabem, mais ou menos, como proceder, mas falta-lhes a força ou motivação... :)
Mariali a 25 de Maio de 2018 às 15:59

Também! Faz parte do crescimento!

Maio 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
19

20
22
23
25
26

27
29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
Instagram
blogs SAPO