Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

NÃO SATISFAZ: Porquê?

As notas negativas que os estudantes recebem nas avaliações, no final de período e de ano são consideradas, pela escola regular, o reflexo do estudo e aprendizagem em cada criança ou jovem.

Sem querer questionar os métodos de avaliação escolares regulamentados, ou mesmo os que são utilizados por cada professor, importa-me, apenas, refletir sobre algumas formas de melhorar estes resultados escolares.

Seguindo esta linha orientadora, preciso será definir entre uma negativa esporádica, porque o estudante não se empenhou no estudo, ou não dominou a matéria a estudar, e entre um conjunto de negativas em uma ou várias disciplinas que sentenciam más notas na pauta final ou mesmo a reprovação escolar.

- Quando as negativas surgem constantemente numa disciplina e permanecem ano após ano, deve desenvolver-se, com o estudante, um trabalho de estudo individualizado sendo, por vezes, necessário trabalhar as bases da disciplina voltando atrás no plano de estudos, consolidando saberes. Esta situação poderá ocorrer, principalmente, a disciplinas como a matemática e as línguas.

 

- Quando as negativas são transversais em todas as disciplinas o primeiro passo de intervenção deverá passar pelo despiste de casos de Necessidades Educativas Especiais (tema que pretendo desenvolver em artigos seguintes). Contudo, outros fatores poderão ser influenciadores do não aproveitamento escolar, fatores estes que poderão ser externos ou internos…sociais….comportamentais… de saúde…emocionais…etc… os educadores devem sempre estar despertos na procura de tais condicionantes, quando estes não são evidentes.

Diagnosticado a(s) causa(s) deste insucesso escolar torna-se mais simples pensar uma intervenção efetiva. Sendo que esta intervenção poderá passar pela procura de um educador/explicador individual para desenvolver métodos e técnicas de estudo, e/ou pelo apoio psicológico, etc…

f9f4ef726ec7d5d6fe8e715844437b10.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vencedor:

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D