Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Mudar de letra: criatividade e dedicação

Diálogo entre mim e um/a estudante de 2º ciclo:

«Eu: _ No início do ano demoravas muito tempo a escrever porque querias mudar a letra… agora (fim do ano letivo) estás a escrever muito mais rápido!

Estudante: _Pois é, eu quando mudei de escola recebi um postal de um/a colega com uma letra que eu gostei muito e quis fazer igual…. Fui tentando, tentando… e comecei a desenhar letras novas…mas ainda queria mudar algumas…

Eu:_ Mas agora escreves muito mais rápido!

Estudante: Habituei-me!»

 

Quando as crianças entram no 1º ciclo e começam a aprendizagem da escrita, professores e pais ficam atentos e preocupados com a beleza das letras e a sua legibilidade, já que esta é uma característica muito própria de cada pessoa e irá acompanhá-la para toda a vida.

No entanto, o desenho é algo que se aperfeiçoa com o tempo e empenho, basta existir vontade e trabalho. Neste sentido, muitas crianças, em determinado momento do seu percurso escolar decidem alterar a sua letra, deixar para trás a forma como aprendeu na escola primária e passar a escrever com nova datilografia, (o que muitos chamam de ‘escrita à máquina’). Esta atitude é tomada, principalmente, por crianças que frequentam entre o 5º e o 7ºano… pela minha experiência, assumo que esta atitude deve ser seguida e incentivada pelos educadores pois, para além de mostrar dedicação dos estudantes, na quase totalidade dos casos, a letra torna-se mais legível, bonita e com o treino, mais rápida e fluída.

images (25).jpg

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maribel Maia 10.11.2015

    É importante motivar os estudantes a melhorarem a sua letra porque, muito embora, os professores tenham o cuidado ao tentar perceber cada palavra, esta incompreensão da escrita pode prejudicar a avaliação escolar.
    Certamente não necessita de o colocar a desenhar letras constantemente, contudo o treino da motricidade fina e o treino do desenho em geral, poderá ajudar!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Vencedor:

    Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2021
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2020
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2019
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2018
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2017
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2016
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2015
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    Blogs Portugal