MATEMÁTICA: a utilização da calculadora
Para alguns autores, a «…calculadora é um instrumento valioso na realização, de atividades de generalização, porque permite obter muito rapidamente uma grande quantidade de cálculos…» (Ana Vieira Lopes, et. Al. ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA SALA DE AULA: 1996).
Contudo, o estudante deve ter em atenção que, ao longo dos anos letivos, existirão determinadas matérias onde a calculadora não deverá ser utilizada, para que melhor se aprenda o processo de construção e reflexão do cálculo. Assim, de acordo com as matérias a estudar, e portanto, sempre sob a orientação do professor/educador a utilização desta ferramenta deve ser incluída no estudo diário.
Ainda sobre este assunto é de relembrar que existem vários modelos de calculadoras que se adaptam às necessidades dos estudantes portanto, a partir do 9ºano de escolaridade, torna-se necessário o uso de uma calculadora científica, e no secundário, para quem opta pela área das Ciências e Tecnologia poderá necessitar de uma máquina gráfica. Portanto, cabe ao estudante realizar uma aprendizagem das capacidades de cada máquina, que lhe permita realizar um uso adequado desta.