LIVROS PARA JOVENS: como incentivar
Já aqui referi a importância da leitura para o desenvolvimento da Língua e da escrita, mas também para estimular a imaginação, a aprendizagem, o espírito crítico e criativo, etc, etc… são tantos os benefícios da leitura para crianças, jovens e adultos.
Apresento assim algumas frases que os pais não querem dizer…e de possível solução:
‘Comprei o livro e não o leu!’
- Para não estarem constantemente a gastar dinheiro em livros que depois poderão não ser lidos, façam-se sócios da biblioteca mais próxima. É de acesso gratuito, podem trazer mais do que um livro e, desenvolvem nos estudantes o sentido de responsabilidade pelo cuidado com o livro, a data de entrega e o contato com esta instituição pública;
‘Não sei de que livros ele gosta?’
- A partir do momento que existe um ou mais livros que ele tenha gostado deve-se procurar o mesmo género literário: aventura, policiais; fantástico; banda desenhada; etc. Na publicação seguinte escreverei sobre sugestões de livros.
‘Não o consigo obrigar a ler!’
- É certo que nenhuma motivação de leitura vem pela obrigação, proponha que ele peça um livro emprestado por sugestão de um amigo… se o amigo gostou do que leu ele vai ficar curioso.
‘Só gosta de banda desenhada!’
- O importante é ler e a banda desenhada não é considerada uma leitura menor, será certamente um caminho de leitura igual a tantos outros.
‘Temos tantos livros em casa e não lê nenhum!’
- Nem sempre os livros que estão em casa despertam o interesse, podem não se enquadrarem nos gostos de leitura do estudante. Outras vezes estão devidamente arrumados em estantes ou armários e ninguém em casa se lembra deles.
‘Prefere jogar computador do que ler!’
- Existe tempo para tudo… tema a ser refletido posteriormente, o tempo em jogos de consolas deve ser limitado ponderadamente, para que não haja lugar para estas escolhas.
‘Ele não gosta de ler!’
- É necessário mostrar o nosso próprio gosto e motivação pela leitura..os estudantes, muitas vezes, seguem exemplos, e se em casa não existem exemplos de leitura será mais difícil incutir e aconselhar neste sentido.