INQUIETUDES O que ensinar: matemática ou música?
Tal como referi no Post anterior, aqui fica a minha primeira 'Inquietude' partilhada, voltarei a escrever algumas mais sempre que elas sobrevoarem o meu pensamento:
Quantas vezes encontramos encarregados de educação despreocupados porque o estudante tirou más notas a disciplinas como a educação física, a música ou a educação visual?! Estas são disciplinas assumidas como ‘menores’ em comparação com todas as outras…?!? Mais ainda quando falamos da disciplina de português e matemática?! Até porque negativa a tais disciplinas podem comprometer a passagem ao ano letivo seguinte.
Certo é que, não seremos adultos felizes e completos se apenas soubermos as formulas matemáticas mais complexas, até hoje descobertas…. Para a felicidade a formula matemática não foi ainda encontrada… com grande pena para alguns!
Certo é que: compreendermos o valor da Arte, da Cultura… é o desperta de sentimentos e emoções extremamente enriquecedores e transcendentes, que muito nos eleva enquanto seres humanos.
Certo é que: desenvolver novas capacidades físicas é tão necessário ao ser humano, como as capacidades intelectuais… já diz o velho ditado ‘mente sã em corpo são’…
E, certo é que: a educação tem de passar pelos valores de uma sociedade inclusiva, cooperativa, que desenvolva no ser humano grande nível de inteligência racional e emocional, que saiba ser, estar e fazer…. E estes saberes ultrapassam em muito os livros de qualquer disciplina…