Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

01
Mar 18

Porque não apenas necessário sabermos ensinar as matérias escolares seremos  bons educadores, para compreendermos e aprendermos enquanto profissionais, muito é necessário aprender e refletir sobre Educação. Uma das minhas inquietudes neste vasto conceito reflexivo é, sem dúvida se o ensino é igual para todos e se deveria ser igual para estudantes diferentes?!

Daí o meu título de hoje, se todos nós somos diferentes… uns mais do que outros/as… então, como poderá uma escola procurar ensinar de forma igualitária? Será possível desenvolver ensinos diferentes para estudantes diferentes, numa procura de igualdade e de inclusão? Existirão vontades e capacidades para desenvolver uma escola democraticamente capaz?

Para justificar tais perguntas transcrevo uma citação que auxilia esta reflexão:

«Na escola fala-se de uma forma e estudam-se assuntos que não têm nada a ver com aquilo que muitas crianças que a frequentam falaram e aprenderam até virem estudar. À chegada à instituição elas são confrontadas, claramente, com o facto de que, o que é preciso é saber o que está estabelecido nos currículos. E aparentemente, somente isso.» (Cortesão et al: 1995).»

tumblr_m3516o3bCu1rtd4pdo1_500_large.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 11:52

10 comentários:
A inclusão é muito boa em todos aspectos, mas em turmas com crianças com necessidades educativas especiais não há o reforço de Professores/educadores ideal, o que acaba por prejudicar ambos os lados!
A rapariga do autocarro a 1 de Março de 2018 às 15:15

Já existem algumas coisas a pensar nas diferenças dos alunos, por exemplo os cursos profissionais, várias línguas, etc. Mas, concordo que devia haver ainda mais.

Sem dúvida, é muitas vezes a falta de financiamento diminui as atitudes...
Maribel Maia a 1 de Março de 2018 às 19:35

Nem mais, da teoria à prática falta muito por fazer nas nossas escolas... Incluindo outros profissionais educativos necessários, como por exemplo, as ciências da educação... Haja vontade...
Maribel Maia a 1 de Março de 2018 às 19:30

Eu acho que a escola procura sempre conseguir chegar a todos, no entanto, nem sempre se consegue.
gatodeloiça a 1 de Março de 2018 às 17:31

Apesar de tudo, eu penso que a escola deveria fazer muito mais.... Passam-se os anos e pouco muda...

Eu acho que os professores até fazem muito com os poucos recursos que têm, não é fácil estar numa turma com ritmos diferentes de trabalho, várias personalidades diferentes e de comportamento e ainda com matéria para dar.

Sem dúvida, com cerca de trinta alunos por turma não há milagres, e muitos professores dedicam-se bastante!
Maribel Maia a 2 de Março de 2018 às 12:26

A escola tenta ser inclusiva, procura dar oportunidades a todos, mas, também, reconheço muita falta de recursos humanos e materiais. Mas, claro, o mais importante e essencial, será a motivação, sensibilidade, conhecimento dos professores e seus auxiliares ...
Mariali a 1 de Março de 2018 às 21:47

No entanto, muito ainda poderia e deveria ser feito....
Maribel Maia a 2 de Março de 2018 às 12:27

Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
16
17

18
20
22
24

25
27
28
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
Instagram
@educarcomvida
blogs SAPO