Hiperatividade: diagnóstico e encaminhamento…
A hiperatividade é mais habitualmente reconhecida nos primeiros anos escolares. Contudo, a angústia de alguns encarregados de educação levam-nos a dificuldades em reconhecer quando são apenas comportamentos irreverentes de criança, ou expressões de hiperativo. Neste sentido apresento aqui alguns comportamentos que podem demonstrar Hiperatividade:
- Energia que parece inesgotável;
- Dificuldade em finalizar tarefas;
- Pouca capacidade de concentração;
- Dificuldade em cumprir regras;
- Grande inteligência mas com pouco aproveitamento escolar;
- Dificuldade em seguir planos;
- Ansiedade;
- Impulsividade;
- Criatividade elevada;
- Movimentos repetitivos;
- Dificuldade em adormecer;
Como já referi, grande parte dos diagnósticos são realizados nos primeiros anos de escola, principalmente, através de alertas vindos dos professores. Em Portugal a hiperatividade é considerada uma necessidade educativa especial enquadrada na legislação, beneficiando de apoios especiais que promovam a igualdade de oportunidades educativas.
Estes estudantes devem também ser acompanhados por profissionais (psicólogos/pedopsiquiatras) que orientarão o auxílio necessário, seja através de terapias e/ou com recurso a medicação.