Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Grandes empresas também Educam!

Quando me refiro a educação e a quem tem o poder de educar, não me limito a referir-me à família e à escola. A sociedade em geral tem a obrigação e a capacidade de educar, de sensibilizar, de alertar!

Por exemplo, quando nos referimos à urgente necessidade de mudar hábitos de poluição e aumentar a capacidade de todos nós em cuidar do ambiente, exigimos muito que os Governos tomem medidas neste sentido, com legislação e punição.

Mas esquecemo-nos da importância e obrigação que grandes empresas/entidades têm em motivar e sensibilizar para a mudança de comportamentos e para a educação das novas gerações.

Permitam-me apresentar apenas um exemplo: é muito comum encontrar lixo da McDonald’s espalhado pelas ruas do país, porque o atiram pelas janelas do carro, ou porque levam para comer em algum lugar e por ali deixam os restos de comida e de lixo associado.

Reconheço que a culpa é de quem deixa assim o seu próprio lixo. Também sei que esta empresa já recorre pouco aos plásticos para que eles não sejam assim deixados ao acaso, mesmo assim, é imenso o papel utilizado para a alimentação diária de milhões de crianças, jovens e adultos, que recorrem a este espaço para comer.

A McDonald’s não é apenas uma empresa de venda de fast-food, é já uma forma de ‘comunidade’ e portanto, influencia a sociedade atual, principalmente crianças e jovens… seria tão importante que se dedicasse mais à educação para o meio – ambiente, que procurasse diariamente formas de sensibilizar, motivar e orientar quem cresce a cuidar e a proteger o ambiente!

Lembrei-me deste exemplo, mas seria simples enumerar outras marcas, como: coca-cola, nike, levis,  e outras empresas de venda de comida/bebida, empresas de tecnologias, de roupas, etc….

Não desejo com isto referir que estas e outras marcas de venda de produtos estejam alheadas à importância desta causa… apenas gostaria de encontrar mais empenho na educação das suas pequenas ‘comunidades’… até nas suas formas de publicitar, estas mensagens deveriam estar implícitas/explicitas!

Sintam-se à vontade para acrescentar, discordar, concordar…

reflexões.jpg

 

35 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vencedor:

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
Blogs Portugal