Fazer ou não resumos?
Na minha opinião, os resumos são uma fonte muito importante de estudo, organização mental da matéria e apoio à memorização, principalmente em algumas disciplinas, como História, Ciências, Físico-Química, Filosofia, etc… No entanto, os métodos de estudo variam de acordo com as necessidades de cada estudante, alguns optam por fazer resumos a todas as disciplinas, outros definem formas de estudo diferentes para diferentes disciplinas.
Para quem opta pelos resumos é importante salientar que, fazer resumos na véspera de teste não funciona e, depois de os fazerem, se não voltarem a ser usados como forma de memorização e compreensão, também não irá funcionar.
Os resumos são para se fazerem semanalmente ou quinzenalmente, conforme a matéria dada, devem ter uma linguagem simples, deverão incluir as informações mais importantes do manual da disciplina e também as anotações auxiliares que estão no caderno. Assim, se o estudo foi contínuo, aquando da proximidade da avaliação basta reler e relembrar a matéria através dos resumos, para refrescar a memória e esclarecer dúvidas.