Estudar por vídeo chamada, está na moda!
Diálogo entre mim e estudante de 3º ciclo:
Eu: _Qual é o TPC?
Estudante: _ Esqueci-me de apontar e agora não me lembro… mas vou perguntar aqui no grupo da turma, pode ser que esteja alguém online…»
Como as novas tecnologias são primordiais, para os estudantes, claramente, que eles as devem utilizar também para auxiliar no estudo.
Hoje em dia, a grande maioria dos alunos tem uma rede social onde está o Grupo da Turma, onde partilham conversas, dúvidas e TPC’s… a parte boa destes grupos é que podem receber informações pelas quais não perceberam muito bem em aula, trocarem apontamentos e informações sobre trabalhos, no entanto, a parte menos boa é que partilham trabalhos já realizados, pela preguiça de os fazerem.
Para além destes grupos, em redes sociais, os alunos também gostam de estudar em pares e, muitas vezes, encontram-se por vídeo chamada, numa rede social e estudam para os testes, revendo as matérias, tirando dúvidas e fazendo exercícios em conjunto. Esta também é uma forma produtiva, destas redes sociais, para aqueles que gostam e apresentam bons resultados a estudarem em grupo.
No entanto, é importante que estas redes sociais não se tornem um suporte, para alguns alunos, tirando-lhes a necessidade de estudar, refletir e trabalhar, sem apoios… podendo tudo isto trazer a perda de autonomia… logo, é importante saber fazer uma boa mediação entre o estudo autónomo e o estudo em grupo!