Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Estudar em Casa com escolas encerradas!

Orientações para o 1º Ciclo

Os estudantes de 1º ciclo precisam de muitas rotinas, para se sentirem seguros e conseguirem realizar boas aprendizagens. Como agora estão em casa, a dificuldade em conseguirem distinguir momentos de lazer de momentos de estudo será uma grande dificuldade e trará angústias acrescidas às famílias.

Outra das dificuldades prende-se com as formas e métodos de ensino, facilmente uma criança nesta idade, fica confusa quando se alteram as formas de explicar a matéria, o que pode facilmente acontecer, porque agora são as famílias que explicam, pessoas que realizaram aprendizagens de formas bem diferentes e que agora terão de mudar esses métodos, para os ensinar de forma mais apropriada.

Para além de tudo isto, o facto de que as crianças se sentem muito à vontade com a família, torna-se muito fácil confundirem os papeis de professor com os de pai/mãe, o que faz com que a criança acabe por se distrair mais facilmente.

Para tentar compensar estas dificuldades, aqui ficam algumas propostas:

 

  • Crie um horário semanal para o estudo e para toda a rotina familiar e exija o seu seguimento;
  • Antes de explicar a matéria reveja a explicação no manual escolar e explique de acordo com essa interpretação;
  • Procure o apoio e orientação do professor, sempre que sentir necessidade;
  • Tenha a sensibilidade de estar atento para perceber se está a deixar a criança confusa com a explicação, se acontecer não deve continuar a insistir;
  • As crianças que tinham explicações individuais, podem e devem continuar online, será um apoio muito importante;
  • Selecionem apenas um adulto para o maior apoio à criança, várias pessoas a ensinar o mesmo pode gerar confusão;
  • Quando a criança demonstrar mais dificuldade em entender determinada matéria, reformule alguns exercícios, quanto mais praticar mais fácil será a memorização;

estudoemcasa-partilha (2).jpg

 

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vencedor:

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D