Estratégias para um bom Trabalho de Grupo
Parte I
Como já referi no Post anterior, os trabalhos de grupo podem apresentar inúmeras vantagens para os estudantes, se forem elaborados de forma correta. Enumero algumas das vantagens:
- Desenvolve a capacidade de trabalhar em equipa;
- Melhora a capacidade de discutir e aceitar ideias diferentes;
- Proporciona o gosto pela imaginação e pela criatividade;
- Desperta um interesse e curiosidade específica pela matéria a estudar;
- Favorece a organização de ideias e métodos;
No entanto, algumas dificuldades na elaboração e no desenvolvimento dos trabalhos de grupo estão sempre presentes, como o gerir capacidades e tempos e o definir métodos e estratégias. Por esta razão, para famílias e estudantes, cá deixo algumas sugestões:
- Escolham bem os elementos de grupo com quem irão realizar o trabalho e se não se identificam com os elementos, no próximo trabalho alterem os elementos que compõem o grupo;
- Estudantes até 2º ciclo, devem ter alguma orientação de um adulto, ao longo da execução do trabalho, contudo a partir do 3º ciclo, tal não será muito necessário;
- As reuniões de grupo, fora da sala de aula devem ser na biblioteca da escola ou da cidade, se optarem por outro lugar deve ser bastante calmo e sem muitas distrações;
- O trabalho não deve ser subdividido, para que cada um leve para casa e faça a sua parte, porque nunca irão perceber a matéria na totalidade e irá ficar claro numa possível apresentação oral;
- Não estendam o trabalho para os últimos dias da entrega, pois algo tende sempre a correr mal, a faltar tempo para a sua execução completa;
- Terminem o trabalho de grupo dois ou três dias antes do prazo de entrega, para haver tempo de retificação, se necessário;
- Apresentem o ponto de situação ao professor que solicitou o trabalho e peçam ajuda/orientação sempre que necessário;
- Se algum elemento não participou no trabalho, deve ser referido ao professor da disciplina, esclarecendo claramente a situação;
Mais algumas sugestões a acrescentar?