Ensino Universitário: muitas mudanças…
Para os estudantes que procuram ir mais além no ensino e optam pela continuidade dos estudos através do ensino universitário, novos desafios serão encontrados. Estas alterações ultrapassam em muito apenas a formação, eles mudam em tudo as suas vidas: mudam de cidade, acrescentam amigos e muitas experiências enriquecedoras. Estas mudanças também acontecem nas metodologias de formação e no processo de aprendizagem.
Relativamente ao ensino universitário, os estudantes deparam-se com novos métodos de estudo, que exigem uma grande capacidade de seleção e procura de conhecimento de forma autodidata, sendo ele o próprio construtor do seu conhecimento. A capacidade de procurar e estudar, diariamente, a melhor bibliografia é também imprescindível neste ensino.
O saber construir bons resumos é também fundamental ao estudo, assim como a capacidade para realizar trabalhos, dissertações e reflexões escritas, sabendo utilizar as normas da APA, transcrever citações, organizar bibliografia e selecionar informação.
Os métodos de avaliação são diferenciados do ensino secundário, existindo apenas dois semestres e diferentes formas de avaliação, definidos pelos docentes e faculdades, esta avaliação é realizada através de créditos e as disciplinas denominam-se UC (Unidades Capitalizáveis).
O convívio com novos termos como o Processo de Bolonha ou o Eramus será também uma realidade.
Para quem precisar de apoio ao estudo, no ensino universitário, poderá procurar alguns livros que orientem neste percurso, aqui fica uma proposta: ADELINO TORRES: O MÉTODO NO ESTUDO 1990 (Escher Publicações). Para outros interesses relacionados com o ensino superior poderão consultar a revista: