Ensinar para a intimidade…
Existem tantas e tantas coisas que não se ensinam em sala de aula… aprender sobre a vida é aprender nos mais diversos contextos e com as mais variadas experiências. Aprender sobre intimidade é, uma aprendizagem, que ultrapassa a mera formação académica. Saber identificar quando a sua intimidade está exposta e saber respeitar a intimidade física e psicológica do outro, é de extrema importância e deve ser ensinado, desde tenra idade, pelas famílias e apoiado por toda a sociedade.
- Saber distinguir brincadeiras de faltas de respeito;
- Saber reconhecer partes íntimas do seu corpo e do outro;
- Saber respeitar sentimentos e emoções diferentes;
- Saber guardar segredos e informações;
- Saber ajudar e procurar ajuda;
- Saber identificar e explicar sentimentos;
Estas competências e sensibilidades não nascem com as crianças, têm de ser ensinadas e sublinhadas, ao longo do seu crescimento. É educação fundamental para uma criança feliz e mentalmente saudável, portanto, é dever das famílias, das escolas e de toda a sociedade sensibilizar para a educação emocional, sexual, psicológica, …
Muitas famílias podem ficar assustadas quando se fala de educação sexual nas escolas… mas falar de sexualidade é muito mais do que falar sobre reprodução, é falar de sentimentos, de emoções, de respeito, de empatia, de naturalidade!!!!