Educar para as Emoções
Este é o mês dedicado à escola e à educação formal… mas as famílias não devem esquecer que é necessário educar para as emoções e para os afetos… crescer e desenvolver-se, neste sentido, é também muito importante para as crianças e adolescentes que, dia após dia aprendem a lidar com novos sentimentos e novas emoções.
A demonstração adequada de afeto e carinho, o diálogo sobre emoções e o respeito pelos sentimentos do outro deve ser algo bastante refletido e trabalhado em família e em sociedade.
Para ajudar, deixo várias imagens de incentivos, que podem oferecer ao estudante pelas boas ações/atitudes/comportamentos/avaliações, ou mesmo porque sentem a necessidade de expressar sentimentos desta forma particular.
Basta imprimirem, recortar e oferecer… não há efeitos secundários para excessos!
Se estiver a tentar melhorar o comportamento da criança, em casa, ou em espaços educativos, deixo também uma Tabela de Comportamento, para ser preenchida ao longo da semana, em conjunto com a criança, de forma a que ela tenha mais consciência de regras, comportamentos e atitudes.
Mais uma vez, basta imprimir… como incentivo, podem definir alguma forma de felicitação ou podem optar por oferecer um destes incentivos que partilho.
Nota: Tenho partilhado, em vários outros post’s, outros incentivos e outras tabelas que poderão ajudar, para as encontrar é só selecionar nos Menus – Partilha de Documentos.
Tabela de comportamento:
Avaliação do comportamento de.pdf
Incentivos:
Incentivos realizados com imagens da internet.