Educação Rodoviária: o conceito
Este tema parece bastante simples, começar ensinar as crianças a atravessar a rua, a identificarem os sinais, a caminharem pelos passeios… contudo, educar para a vida na rua é «um processo de formação ao longo da vida que envolve toda a sociedade num esforço conjunto. Tendo como finalidade a mudança dos comportamentos e a transformação de hábitos sociais, a Educação Rodoviária visa, numa perspetiva global, a melhoria da qualidade de vida e o bem- estar geral das populações. O comportamento em ambiente rodoviário é inseparável das relações sociais e a Educação Rodoviária indissociável da formação da pessoa, enquanto cidadão.» (Referencial de Educação Rodoviária para a Educação Pré-Escolar e o Ensino Básico: 2012).
Portanto, todos os educadores devem apresentarem-se sensibilizados para o tema e devem, cuidadosamente, contribuir para uma boa educação enquanto peão, passageiro e condutor, reconhecendo-se todas as regras e normas de segurança e proteção. Assim sendo, o papel das famílias é de grande importância e deverá ser bastante ativo, sendo que, em complemento, cabe às escolas definirem e aplicarem um plano de Educação Rodoviária que abranja os estudantes desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
Tendo por base os objetivos que coloco em anexo: