Educação financeira: recebes mesada?
– PARTE II
Dando continuidade à publicação anterior, sobre a educação financeira e a sua importância, venho deixar algumas orientações para que, mesmo em crianças, comecem a sua aprendizagem nestes conceitos. Pois, quanto mais cedo começarem esta aprendizagem, melhores gestores serão, das suas próprias finanças, ou até, quem sabe, de empresas ou projetos…
Assim sendo, aqui ficam algumas propostas:
- Mesada/semanada: para começar a aprender a receber um salário que deve gerir com cuidados;
- Objetivos de compra: aprender a poupar para adquirir objetos mais caros, com o seu próprio dinheiro;
- Pague por alguns trabalhos: defina algumas tarefas mais difíceis e estabeleça um acordo financeiro;
- Sensibilize para o não desperdício: explique que não se estraga comida, nem outros objetos, partilhando também, roupas e brinquedos;
- Deixe ir às compras: sozinho e acompanhado, a partir dos 10 anos já podem ir à mercearia ao lado de casa, fazer pequenas compras sozinhos e receber troco;
- Exija responsabilidade: é muito importante saber cuidar das roupas, dos materiais e equipamentos, tanto seus como dos outros;
- O mealheiro: as crianças com três anos já o podem receber, para começarem a aprender a guardar pequeninas quantias;
- O tempo: é mais importante que os bens materiais: ensine qua nada é mais valioso do que o tempo para os outros, nada poderá comprar isso e que, na sociedade atual: tempo é dinheiro.