Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

22
Jan 18

Hoje muito se rotulam as crianças e jovens de mais ou menos inteligentes. Contudo, pensarmos no conceito de inteligência é pensarmos em muitas variantes e variadas formas de avaliação.

Hoje trago-vos  uma a Teoria das Sete Inteligências, defendida pelo psicólogo  Howard Gardner e que auxiliaram a reflexão sobre este assunto:

  1. Inteligência Linguística: É a inteligência das palavras. Esta inteligência oferece maior capacidade de uma boa articulação oral, grande facilidade em aprender línguas, bom desenvolvimento da retórica e uma facilidade na compreensão gramatical. Inclusive em MNEMÔNICA.

 

  1. Inteligência Lógico-Matemática: É a inteligência dos números. Esta inteligência oferece facilidades para o processamento de contas, classificação, padrões e resolução de problemas. Boa memorização de números e cálculos.

 

  1. Inteligência Espacial Visual: É a inteligência da forma. Esta inteligência facilita a perceção do mundo exterior e tendo-se a facilidade em transformar essa informação, em arte, ou arquitetura. Tem grande sensibilidade para a cor, linhas e formas. Além disso, conseguem ótimas representações espaciais.

 

  1. Inteligência corporal sinestésica: É a inteligência do movimento. Esta inteligência é caracterizada pela capacidade de conseguir expressar ideias e sentimentos através do corpo, como um ator ou acrobata. Facilita também a capacidade de trabalhos manuais.

 

  1. Inteligência Musical Auditiva: É a inteligência da Música. Esta inteligência está ligada à capacidade musical, facilitando a perceção, e expressão nas mais variadas formas musicais. Possui grande sensibilidade ao ritmo, tom, melodia e timbre. Existe grande sensibilidade para reconstruir arranjos melódicos com facilidade.

 

  1. Inteligência Interpessoal: É a inteligência social. Esta inteligência facilita uma boa capacidade para reconhecer, gestos, expressões faciais, tom de voz e ainda conseguir responder a esses sinais de forma a influenciar pessoas. É a inteligência da sociedade, pois permite que indivíduos com essa capacidade tenham maior facilidade em interagir com os outros.

 

  1. Inteligência Intrapessoal: É a inteligência interna. Esta inteligência facilita desenvolvimento da inteligência pessoal, conhecendo-se a si mesmos, analisando os seus erros e caminhos com grande facilidade.

 

Ao ler estas várias inteligências, facilmente se reconheceu, ou reconheceu várias delas no seu educando, sendo que umas complementam as outras. Assim sendo, através desta Teoria é difícil assumir que somos menos inteligentes que os outros, mas sim, que cada pessoas é detentor de capacidades diferentes, sendo mais perspicaz em algumas situações e ações.

Esta perspetiva deve ser explicada às crianças, de forma a que não se sintam inferiores ou superiores aos colegas, apenas diferentes!

divertidamente.jpg

 

 

publicado por Maribel Maia às 11:16

13 comentários:
Devo ser muito inteligente no campo da Inteligência Interpessoal, pois sempre disse que uma pessoa que tira 20 a matemática, mas que é incapaz de redigir uma frase coerente ou de desenhar um quadrado, não pode ser um génio, mas claro a sociedade tende a desvalorizar tudo o resto, parece que só a Inteligência Lógico-Matemática é importante.

Psicogata a 22 de Janeiro de 2018 às 12:02

Nem mais, eu acho importante desmistificar isso às crianças....porque todos nós somos especiais e inteligentes...

E é importante também os pais deixarem de comparar os filhos, não tem lógica nenhuma.
Psicogata a 22 de Janeiro de 2018 às 12:39

Nem valorizar umas disciplinas em detrimento de outras!
Maribel Maia a 22 de Janeiro de 2018 às 12:41

Sempre teremos mais capacidades para umas coisas que outras, e todas serão importantes, importante é conseguir equilibrar isso nos mais pequenos, fazê-los compreender que não é preciso ser-se bom a tudo!! (o mal que muitos pais incutem aos filhos)
A rapariga do autocarro a 22 de Janeiro de 2018 às 13:55

Cada vez mais se incute isso como se fosse uma competição... Não é mau querer ser bom...Mas querer apenas ser melhor que o(s) outro(s) não me parece competição saudável!
Maribel Maia a 22 de Janeiro de 2018 às 16:55

Olá.....
Parabéns pelo texto! Que pena que muita gente está longe de perceber este conteúdo....
Como dou formação na área da PNL, amo o aprendizado e as FORMAS de aprendizado, aliás, a PNL é espectacular neste sentido, afinal, existem tantas formas de linguagem e como vc mesma chama a atenção, também de APRENDIZAGEM.
Nós deveríamos estar mais atentos pois só assim, poderíamos ajudar melhor as nossas crianças e também prepará-las de uma forma melhor para o futuro....
Siga fazendo este excelente trabalho....parabéns!
Com os melhores cumprimentos.....
estrategiaeexcelencia a 23 de Janeiro de 2018 às 22:57

Muito bom exemplo, sem dúvida!
Muito obrigada pelas palavras de alerta e de carinho!

Olá minha cara.....
Bem, tendo em vista a sua determinação e boa vontade em ajudar pais, professores e crianças no aprendizado, lembrei de um filme (acredito que já tenhas visto) mas se não viu ainda, VEJA!
Aliás, ao meu ver, deveria ser "obrigatório" que pais, professores, enfim, educadores em geral vissem este filme muitas vezes....
O filme trata das dificuldades de aprendizagem de uma criança com DISLEXIA, tudo o que ela sente e sofre com a incompreensão dos colegas e educadores. É espectacular!! Segue o link....
https://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4
Espero que lhe seja útil.....
Cumprimentos......

Muito obrigada pela dica, por acaso já vi, mas fica aqui a proposta para todos os que cá visitam!
Maribel Maia a 29 de Janeiro de 2018 às 11:14

Eu considero-me inteligente em determinados assuntos,mas noutros,sou totalmente burrinha,eheh,
elvirinha a 27 de Janeiro de 2018 às 16:30

Como todos nós! Infelizmente, não se pode ser bom em todas as áreas!

Claro,todos nós temos coisas boas e coisas que não conseguimos entender,a vida só é bonita por causa disso!!
elvirinha a 28 de Janeiro de 2018 às 10:47

Janeiro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
16
17
19
20

21
24
26
27

28
30
31


pesquisar
 
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram
@educarcomvida
blogs SAPO