É tempo de ser Criança!!!
Se já aqui disse que a educação não é só escola e que a aprendizagem se realiza em muitos outros lugares, assumo o quanto importante é que o estudante esteja integrado em outras atividades: Música, Desporto, Arte, Religião, Dança, Teatro, etc, etc… No entanto, estes tempos devem ser bem equacionados pois podem ultrapassar a fronteira do plausível quando, (principalmente as crianças do 1ºciclo) andam em todas estas atividades e mais algumas… quando os pais correm de um lado para o outro a transporta-las para os mais variados lugares, quase chegando atrasados a tudo! A qualidade destes tempos é bem mais importante do que a sua quantidade!
Brincar é também uma atividade importante na vida de uma criança, principalmente quando brinca com os seus pares (crianças da mesma idade), sem televisão ou jogos de consolas… este é um tempo precioso que deve ser incentivado pelos educadores. É preciso tempo para ser criança!
Olhando por esta perspetiva é imprescindível assumir o papel avassalador de quem é responsável por educar… «assim, o papel dos educadores/professores não é mais, e somente, o de instruir mas, e fundamentalmente, o de serem mediadores entre a cultura escolar e a cultura local, de forma a que as aprendizagens das crianças se tornem significativas e promotoras de sucesso.» (Preciosa Fernandes, Uma Formação em Círculo: 2001).
Agora, em tempo de férias, ao aproximar-se um novo ano escolar, vale a pena refletir sobre isto, antes de definir as atividades extra curriculares e antes de adquirirem os novos equipamentos eletrónicos e antes de definirem as novas rotinas familiares!