Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

11
Dez 17

Diálogo entre mim e um/a estudante de Secundário:

«Eu: Queres continuar com as explicações nas férias?

Estudante: Acho que sim… vou falar com a minha mãe… é que eu a estudar sozinho/a, não costuma resultar bem!»

 

Já por cá escrevemos e opinamos sobre o estudo em tempo de férias. Neste exemplo de diálogo que aqui transcrevo, não procuro de novo refletir sobre tal assunto. O que me levou a transcrever este diálogo prende-se com o facto de querer apresentar um/a estudante de nível secundário que, desenvolveu a sua própria consciência de que, estuda pouco quando está sozinho/a e obtém poucos resultados com esse estudo, percebendo também que as Explicações individuais se tornam um apoio fundamental para melhorar a sua qualidade de estudo e os resultados escolares.

Pretendo, assim, sublinhar que os estudantes, o mais cedo possível, devem reconhecer as suas capacidades em organizar e elaborar métodos de estudo, desenvolvendo, também, a consciência clara das suas limitações. Isso irá permitir-lhes perceber quando devem solicitar apoio e procurar ajuda.

Esta ajuda pode ser facultada através das Explicações, através de um colega de escola, ou mesmo com o professor da disciplina. Isto porque, saber reconhecer as dificuldades será o primeiro passo para as ultrapassar. São vários os casos de estudantes que olham o seu fracasso escolar sem entender quais as suas efetivas falhas.  

motivacao-para-estudar.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 10:58

4 comentários:
A minha filha vai continuar a rever matéria no Centro de Estudos, para além de ter algumas actividades para desanuviar, mas é necessário, mesmo muito necessário, tenho pena pois gostaria que ela descansasse, mas..............
Paula Rocha a 12 de Dezembro de 2017 às 10:55

Quando ela tem oportunidade de descansar ou tempo livre, que seja de qualidade e que sinta que ela aproveitou muito... Para compensar! Continue a dar-lhe muita motivação!
Maribel Maia a 12 de Dezembro de 2017 às 13:50

Tal como nós tem esse direito, pois a vida escolar dela devido aos apoios e ao Ensino Especial, vai de Segunda a Sábado, na minha opinião é cruel, mas é a vida.
Paula Rocha a 12 de Dezembro de 2017 às 10:57

Se para ela for cansativo, mas se esse estudo lhe transmitir segurança na aprendizagem e a fazer os testes, então, é excelente investimento!
Maribel Maia a 12 de Dezembro de 2017 às 13:48

Dezembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
16

17
19
21
23

24
25
27
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
Instagram
@educarcomvida
blogs SAPO