Dicas para fazeres o teu Melhor Teste!
A avaliação a cada disciplina tem como finalidade principal apreciar os conhecimentos adquiridos, após a explicação de cada matéria, e das competência adquiridas através dos processos de aprendizagem realizados.
Uma das formas mais comuns de avaliação são as fichas, com vários exercícios e perguntas, onde está incluída a maior parte da matéria lecionada.
Estas fichas de avaliação que os alunos chamam de Testes têm grande peso na avaliação final, o que exige muita atenção na sua concretização.
Ficam aqui algumas dicas
- Presta atenção aos diferentes tipos de perguntas:
- Perguntas que recorrem à memorização dos conhecimentos;
- Perguntas dirigidas à compreensão de textos ou enunciados;
- Perguntas que exigem a adaptação dos conhecimentos a novas situações;
- Perguntas dirigidas à análise e decomposição de informação;
- Perguntas que exigem síntese e critica sobre conteúdos;
- Presta atenção à extensão das respostas:
- Irão surgir perguntas de resposta curta e outras que exigem respostas mais longas, deves responder de acordo com essa exigência, para não apresentares informação insuficientemente ou descreveres mais do que o necessário.
- Presta atenção aos verbos das perguntas:
- os verbos ou expressões das perguntas são a chave da interpretarão e da intenção e do que é pretendido na resposta.
- Presta atenção às cotações das perguntas:
- Algumas escolas têm como prática colocar as cotações em todas as fichas de avaliação e os exames nacionais trazem também todas as cotações explicitas, pela cotação se depreende também o nível de exigência e de desenvolvimento pretendido.
- Presta atenção ao que estão a solicitar:
- Se apresentam um pequeno texto de apoio à pergunta deves lê-lo com a máxima atenção e fundamentar a tua resposta com um ou mais citações do texto facultado.
- Existem perguntas com mais do que uma questão, não podes responder apenas a uma delas, porque não receberás toda a cotação.
- Uma pergunta pode solicitar uma análise complexa de vários conceitos o que exige uma capacidade redobrada na construção da resposta.