Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Desenvolvimento emocional - Atitudes para crescer

Na vida, grandes aprendizagens foram realizadas através do contacto, da experiência e da concretização de ações, mesmo das mais quotidianas.

Hoje, a minha propostas prende-se com isso mesmo, com atitudes que nos fazem crescer, sejamos nós crianças, jovens ou adultos. Assim, aqui ficam as atividades para férias de verão… todas elas podem ser concretizadas por todas as idades:

  • Limpeza da natureza: seja na praia, ou depois de um piquenique na floresta, dedicar algum do nosso tempo a cuidar da nossa natureza é um ato nobre que enriquece quem experimenta;
  • Seleção e entrega de roupa ou brinquedos já não utilizados: cada vez mais o espaço em casa é pouco para podermos guardar objetos que já não valorizamos, contudo se estiverem em bom estado podem fazer outras pessoas felizes (crianças ou adultos) portanto, basta escolher o que já não faz falta, selecionar uma instituição que precise e realizar este gesto grandioso;
  • Criação de um Postal para oferecer a alguém que precise de carinho (avós, ou familiar doente): principalmente as crianças apresentam-se sempre muito sensíveis no momento de apoiar alguém que precisa e alimentar esse gosto por ajudar deve ser uma constante, portanto, em colaboração com todos de casa, podem preparar um Postal com palavras e desenhos para entregar aquando de uma visita a alguém especial, fará bem ao coração de todos;
  • Um dia de super limpeza: quantas vezes encontramos a casa a precisar de arrumação e sem tempo para o fazer. Se a tarefa for dividida por toda a família poderá ser bem mais divertido e de responsabilização mutua. A seleção das tarefas para os estudantes devem ser definidas de acordo com a idade e capacidades individuais. Saber cuidar o que é nosso é também saber valorizar e responsabilizar;
  • A hora do conto: se o estudante já conseguir ler sozinho, poderá ficar responsável por ler um livro ao longo de um a dois dias. Depois, numa hora, perante toda a família, voltará a contar a história por suas próprias palavras e de acordo com a sua própria recreação, vestindo o papel de contador de histórias ou de ator de teatro.

geed_lanca_formacao_educacao_i2345ni.jpg

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maribel Maia 27.07.2016

    Obrigada!!!
    Beijinhos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Vencedor:

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2017
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2016
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2015
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D