Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Copiaste no teste?!?!….

«_ Diz-me, Aimeé. Desde que vieste para a nossa escola, já tinhas visto anteriormente outros casos de ‘copianço’?

Assenti com a cabeça, sim….» (Oates, Terra Amarga: 2014)

 

Pensei em escrever sobre o Fazer Cábulas/Copianços e, tal como faço muitas vezes, antes de começar a escrita vou pesquisar sobre o tema em livros ou on-line… na pesquisa on-line reparei na quantidade de informação sobre como fazer cábulas/copianços de fácil acesso… percebi, ainda melhor, o quanto é tentador para os estudantes tentarem seguir este caminho na concretização de fichas de avaliação.

Os estudantes raramente assumem que levaram cábulas para os testes, mais facilmente assumem que perguntou ou copiou do colega, durante a realização deste. Contudo e após uma maior confiança, alguns estudantes já me confirmaram que utilizaram ou têm essa motivação em alguns momentos, principalmente quando existem partes da matéria que é necessário decorar… seja por receio de não o conseguirem fazer na totalidade, seja por não terem vontade alguma de o fazer!

Nestes momentos procuro de imediato faze-los perceber e decorar essas matérias, por vezes recorrendo a mnemónicas, procurando dissuadir, assim, este desejo inicial.

Para além disso, sempre que o estudante me propõe conversar sobre o tema, procuro explicar-lhe a gravidade da situação de ser apanhado a copiar e a injustiça para com os colegas…  além disso existem matérias que voltaram a ser necessárias novamente para outros estudos e, portanto, quanto mais rápido a aprendizagem melhor.

Muito mais ainda poderia referir sobre este tema, tão ‘tabu’ na comunidade escolar, contudo, e por esta razão, questiono-me se será um tema que interesse ao leitor ler e refletir!?

15730932_jzUY2.jpeg

 

 

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vencedor:

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
Blogs Portugal