Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

10
Dez 18

Parece uma arte, esta capacidade de resumir informação recebida em sala de aula, ou em qualquer outra palestra, com uma rapidez e subtileza na escrita, guardando-se informações preciosas para mais tarde recordar.

Assumo que, ao longo dos meus anos de estudante, aprimorei muito esta técnica e as minhas notas e apontamentos são, para mim, documentos preciosos de informação e apoio à memória.

Sendo uma mais valia para o estudo, aqui deixo algumas sugestões de: Como tirar notas?

  • O mais importante é saber selecionar o essencial
  • Na aula, basta fazer anotações no caderno e no manual a lápis
  • Usar abreviaturas e omitir artigos faz poupar tempo no estudo
  • Copiar formular, esquemas e sínteses
  • Escrever de forma rápida mas legível
  • Setas, balões e sublinhados apoiam estas notas

Não devem esquecer que, estas notas pouco irão apoiar o estudo da matéria se não forem várias vezes lidas, entendidas e memorizadas, antes das habituais avaliações!

Resultado de imagem para post its

publicado por Maribel Maia às 13:31

12 comentários:
eu tenho um defeito quando tiro notas: escrevo tão rápido e sintetizado mas a letra é imperceptível...depois é difícil entender o que apontei.
Nesta frase do seu texto " estas notas pouco apoiaram" permita-me que lhe questione: não será "estas notas pouco apoiarão"..???
Mãe Maria a 10 de Dezembro de 2018 às 14:04

A rapidez, por vezes é inimiga da perfeição... uma boa forma de ajuda são as abreviaturas.. tema que escreverei no próximo post...
Obrigada pela chamada de atenção, o que eu queria escrever até era "pouco irão apoiar"... já corrigi!
Maribel Maia a 10 de Dezembro de 2018 às 14:21

Sem duúvida, é um bom procedimento este de registar apontamentos... Será que os jovens ainda fazem isso?... ❤😘😘
Mariali a 10 de Dezembro de 2018 às 14:42

Penso que hoje em dia, em alguns casos, os alunos estão tão pouco interessados na "seca" que estão a levar na aula que nem prestam atenção ao que o professor está a dizer, quanto mais tirar notas!
No caso da minha filha, reparo que ela tem várias anotações a lápis, e algumas partes sublinhadas com marcador.
Quando está a tirar apontamentos da matéria para estudar, em questões que envolvem muita informação, o que a aconselho é a colocar por tópicos, para que seja mais fácil memorizar e, no teste, através dos tópicos que fixou, completar ou desenvolver a resposta.

Eu vejo os diversos alunos, aqueles que não estão interessados na aula, não querem escrever o que é sugerido, muito menos o fazem por iniciativa própria... e os outros que se dedicam, organizam os seus apontamentos, fazem esquemas e resumos...tudo isto faz parte da valorização e empenho que procuram na escola...
Maribel Maia a 10 de Dezembro de 2018 às 14:59

Penso que é também um processo de aprendizagem, nos primeiros ciclos os alunos até perguntam ao professor se é preciso passar o que está no quadro.... só no secundário, ou mesmo na faculdade é que se preocupam com estas notas e apontamentos de forma autónoma.....
Maribel Maia a 10 de Dezembro de 2018 às 14:56

Queres ouvir algo estranho ? Eu tirei para aí um 11 a Português no 10.º e no 11.º Ano, e uma amiga minha tirou um 16 ou 17 ( não sei bem porque só a conheci na faculdade ). No ano passado, o filho dela estava a estudar Os Maias e ela perguntou-me o que é que eu sabia do assunto porque ela não se lembrava de nada. Disse-lhe tudo o que sabia. Passado pouco tempo, a professora deu uns apontamentos aos miúdos e disse-me a mãe que estava lá tudo exatamente o que eu lhe tinha explicado.
Marta Elle a 10 de Dezembro de 2018 às 21:14

Isso é que é memória fresca! Boa!
Maribel Maia a 11 de Dezembro de 2018 às 00:09

Boas dicas.
CÉLIA a 11 de Dezembro de 2018 às 11:28

Maribel Maia a 11 de Dezembro de 2018 às 14:03

As minhas notas ficam bem estranhas, mas eu percebo, na maioria das vezes!
A Desconhecida a 14 de Dezembro de 2018 às 22:59

Ahahaha! Às vezes passamos uns minutos a olhar para as nossas notas e a tentar perceber, até se torna engraçado quando isso acontece...
Maribel Maia a 15 de Dezembro de 2018 às 10:38

Dezembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

16
19
22

23
25
29

30


pesquisar
 
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram
@educarcomvida
blogs SAPO