Como são avaliados os “Trabalhos Escritos”?
Com já foi referido, os “Trabalhos” escolares fazem parte de uma avaliação contínua, normalmente são solicitados pelo professor a toda a turma, outras vezes, proposto a alguns estudantes de forma a proporcionar oportunidade para melhorem resultados. O contrário também pode ser uma mais valia, ou seja, o próprio estudante, pode propor, ao professor, a realização de um “Trabalho Escrito” como mais uma forma de avaliação.
Assim sendo torna-se pertinente questionar: quais os aspetos a serem avaliados?
- Respeito pela estrutura, referida anteriormente, (introdução, desenvolvimento, conclusão, etc…);
- Rigor na linguagem e na utilização dos conceitos: ao grande tema do ‘Trabalho’ estão associados subtemas e conceitos que devem ser explicados e contextualizados;
- Capacidade de justificação e fundamentação: boas explicações, justificações, argumentos e provas;
- Estruturação e organização: respeitando a cronologia dos acontecimentos e/ou o encadeamento de ideias e subtemas;
- Opinião crítica: manifestar a opinião de forma crítica sobre o tema em discussão/análise;
- Criatividade: na forma como se cria e desenrola o trabalho, deve estar presente a imaginação e originalidade individual;
- Capacidade de síntese e de orientação, para que o ‘Trabalho’ não se dissipe e exceda o tema proposto;
- Utilização das próprias palavras: nunca copiar na integra parágrafos ou textos e sempre que se realiza uma citação de uma frase referir o autor.