Como funciona o cérebro? Neurociência
A neurociência é algo que me desperta necessidade de continuar a aprender e a conhecer… pois, não nos podemos esquecer o quanto o cérebro é imprescindível no processo de aprendizagem.
O cérebro é capaz de processar as informações recebidas, analisá-las com base nas experiências de uma vida inteira e avalia-las, apresentando respostas em apenas alguns segundos.
Para o autor Buzan as principais funções do cérebro são:
Receção: O cérebro recebe a informação através dos sentidos.
Armazenamento: O cérebro armazena a informação de forma a conseguir ter-lhe acesso, mais tarde.
Análise: O cérebro reconhece padrões e organiza informações de modo a que façam sentido através de interligações.
Saída: O cérebro acede às informações e transmite-as de diferentes formas: pensamento, escrita, oral, desenho, movimento, etc.
Para auxiliar todas estas funções, as conexões criadas entre as várias partes do cérebro facilitam o processo.
A existência dos dois hemisférios e as suas interligações são também peça chave na compreensão de como a capacidade cerebral funciona.
O hemisfério esquerdo é caracterizado por ter áreas responsáveis pelo raciocínio lógico, como a fala, a matemática, etc. Alguns autores intitulam-no de “cérebro académico”.
O hemisfério direito possui áreas responsáveis pelo gosto e pela emoção, como por exemplo capacidade musical, arte, dança, criatividade, etc. Alguns autores intitulam-no de “cérebro artístico”.
Assim sendo, quanto maior forem as ligações entre os dois hemisférios, maior capacidade existe em raciocinar rapidamente e mais facilmente acontece a memorização.
(continua no próximo Post...)