Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

06
Abr 18

Cada vez mais, os adultos são confrontados com a necessidade de seguirem o caminho da formação contínua, seja por desejo de saber mais, seja também, pelas exigências profissionais. Por esta razão, jovens e adultos frequentam de quando em vez, uma pequena formação, de algumas horas por dia, em determinada área específica.

Para estudar para uma formação, assim, bastante limitada no tempo e nos conteúdos, aqui ficam algumas sugestões, que poderão orientar para o estudo.

  • No final do dia da formação ou logo no dia seguinte, guarde uma hora para rever o que aprendeu, tentando memorizar e resumindo a informação mais relevante. Repita o procedimento em todos os dias da formação;
  • Em momento de formação, coloque sempre as dúvidas e esclareça reflexões, de forma a conseguir evoluir, no conhecimento, ao ritmo de ensino estipulado;
  • Em momento de formação, realize o máximo de apontamentos que conseguir, de forma a poder relembrar mais tarde;
  • Em casa, procure mais algumas informações sobre o tema, que lhe despertem mais interesse e curiosidade, utilize literatura e internet como fontes de pesquisa;
  • A grande maioria destas formações apresenta uma, ou mais, formas de avaliação. Se esta for um teste, alguns dias antes prepare-se, recorrendo aos resumos e apontamentos realizados de forma a memorizar e adquirir toda a informação.

Mesmo para aqueles que se sentem mais inseguros, porque já abandonaram os bancos de escola há vários anos, não se esqueçam que aprender é um processo contínuo, do qual todos somos capazes, em qualquer momento da vida….

Estudar exige apenas concentração, gosto e dedicação…

adultos_estudo.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 10:04

8 comentários:
Penso que a motivação desempenha um papel mais importante que o hábito de estudar, por isso, é como dizes, mesmo que uma pessoa já não estude há muitos anos o mais importante é gostar e ter empenho.
Marta Elle a 6 de Abril de 2018 às 10:07

Claro! A experiência de vida também traz grandes ensinamentos que poderão ser aproveitados em momento de formação! Por isso tem de haver é vontade!

Umas boas dicas! =)
Beijinhos
Chic'Ana a 6 de Abril de 2018 às 10:46

Muito obrigada!!!
Bom fim de semana!

Muito bem ! De valor: ainda por cima, ando em formação, eu próprio! Parei para me "organizar" mentalmente, aproveitando o post!
Papagaio Giló a 6 de Abril de 2018 às 10:52

Que bom!!!! O importante é que este Post seja um incentivo, porque com vontade tudo se consegue!!!
Boa formação!!!

Ótimas dicas!
A Desconhecida a 6 de Abril de 2018 às 21:20

Obrigada!

Abril 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
14

15
17
18
20
21

22
24
25
27

29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
Instagram
@educarcomvida
blogs SAPO