Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Carnaval para a pequenada…

O Carnaval remonta a tradições passadas e significa o Adeus à Carne "carnis levale". Com base na tradição cristã, o dia do Carnaval seria o último dia em que as pessoas poderiam comer carne pois, nos quarenta dias seguintes seria tempo de Quaresma e, portanto, de jejum até à Páscoa… e, até aos dias de hoje, a Festa mantêm-se, embora o jejum, nem tanto!

Se para alguns adultos é apenas um feriado bem recebido, um dia de descanso ou de diversão merecida, para as crianças e jovens o Dia de Carnaval começa muito antes com a decisão sobre roupas e fantasias, bem definidas e ansiadas. Depois são os pais em desespero porque não encontram a roupa pretendida, porque não têm o ‘jeito’ para os trabalhos manuais…porque não entenderam o que o professor pediu….

Deixem-me salvar as vossas ansias e desesperos sublinhando aqui os benefícios do Carnaval para a pequenada:

  • A criatividade e a imaginação ‘fervem’ por estes dias, o desejo de vestir outra personagem de experimentar outro papel desenvolve novos conceitos como tolerância, diversidade, aceitação;
  • As máscaras concebidas pelos próprios com materiais reciclados é também um despertar da motricidade fina, das artes plásticas e da recriação;
  • A conversa/pesquisa sobre história, cultura, associados às máscaras e à festa é também um momento de aprendizagem;
  • Personificar Heróis e Vilões desenvolve a imaginação e a criatividade infanto-juvenil de forma divertida;
  • Colocar-se no papel de outras personagens é também uma forma de olhar e compreender o mundo de forma diferente;

 

Portanto, neste Carnaval incentive à criação da própria máscara, através da pesquisa histórica e cultural, motive-os para procurarem personagens diferentes das habituais e converse com ele sobre caraterísticas e especificidades de cada personagem.

 

carnaval.jpg

 

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vencedor:

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D