Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Educar (Com)Vida

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.

Algumas estratégias em Proposta - Hiperatividade

Para quem cuida diariamente de um estudante com hiperatividade certamente já se sentiu incapaz de melhor ou controlar alguns comportamentos, em determinados momentos. Inicialmente refiro que, cada estudante reage de forma diferente e especifica e quanto mais nos dedicarmos a ficar atentos aos comportamentos, mais facilmente adaptamos as nossas estratégias. Contudo, de forma mais geral, apresento algumas destas estratégias que poderão melhorar o apoio a estes estudantes.

 

A seguir:

 

  • Para acalmar o estudante hiperativo inicie uma conversa sobre um tema que lhe desperte muito interesse: amigos, jogos, programas de TV.
  • Inclua alguma atividade extra curricular desportiva: natação, judo, futebol, dança… ajudará o estudante a despender e controlar a energia.
  • Deve ter-se bastante cuidado com a alimentação, que esta seja bastante saudável e com as necessárias horas de sono… tudo com horários bem definidos.
  • Devem existir muitas regras e tarefas planeadas que não devem ser alteradas.
  • Utilize o contato físico e o carinho como forma de acalmar e melhorar a concentração.
  • Felicite pelas atitudes corretas e encoraje nesta continuidade.
  • Use palavras carinhosas e afetuosas e conversas mais longas e particulares, sempre que necessário.
  • Estabeleça negociações que devem ser sempre cumpridas entre ambos os negociantes.

 

 

A evitar:

  • Jogos e programas televisivos agressivos;
  • Repreender a todo o momento;
  • Nunca descrimine ou puna exageradamente;
  • Não permita a descriminação entre pares (colegas)...

PHDAn.jpg

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Vencedor:

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D