A janela para o isolamento: as novas tecnologias.
Diálogo entre mim e um/a estudante de secundário:
«Eu: Se passares a vida a ver TV os teus pais desligam-na.
Estudante: Já fizeram pior…
Eu: Então?
Estudante: Tiraram-me a ficha de alimentação do PC, porque eu estava a passar as minhas férias de verão todas em frente ao computador a jogar e minha mãe chateou-se…»
Cada vez mais, as férias de verão, ou as férias mais curtas, são mote para os estudantes deixarem um pouco os livros e dedicarem-se ao que mais gostam de fazer. O problema acontece quando aquilo que eles mais gostam de fazer é apenas uma coisa e remete-se simplesmente ao uso do computador ou tablet/telemóvel, para jogar, ver vídeos, redes sociais...
Os investigadores, entendidos nestas matérias, afirmam que um estudante deveria passar, apenas, duas horas por dia frente a estes ecrãs. No entanto, esta média está muito longe de ser cumprida e, cabe às família e a todos os educadores orientarem e limitarem a utilização destes equipamentos, de forma tão descontrolada e desregrada.
Cada vez mais é necessário:
- Limitar os jogos tecnológicos apenas algumas horas, no final de semana;
- Limitar o uso dos telemóveis e tablet diariamente;
- controlar o acesso a páginas e sites;
- Controlar a utilização das redes sociais;
- Controlar a partilha de imagens e fotos;
- Incentivar a comunicação interpessoal entre grupos e pares;
- Incentivar a opção por variados jogos de mesa e ao ar livre;
- Incentivar a leitura de livros e revistas e jornais…