A emoção interfere com a razão… e com os resultados escolares
Quantas vezes os estudantes começam a apresentar maior dificuldades e piores resultados nas avaliações e as famílias não percebem porque será a falta de aproveitamento, que nunca teve e agora manifesta!?
Por vezes as respostas são simples: a emoção está a interferir na razão, ou seja, situações pessoais da vida do estudante estão a preocupá-lo, retirando-lhe a atenção e a motivação em sala de aula e no estudo individual.
Portanto é necessário estar atento:
- Existe alguma situação familiar específica, que traga (direta/indiretamente) tristeza ou ansiedade ao estudante?
- Existem situações de conflito ou bullying na escola ou em outro espaço?
- A vida pessoal do estudante está ou esteve recentemente em mudança?
- Ocorreu a morte/nascimento/doença de alguém próximo que influenciou as emoções?
- O estudante viveu alguma situação de stress ou trauma que exija atenção e cuidados psicológicos?
- Estão a ocorrer mudanças de escola, amizades, namoros, que interfiram com a concentração e dedicação ao estudo?
- Está a viver a puberdade ou algum problema de saúde com maior dificuldade?
- …
Por vezes, as dificuldades escolares podem ser um alerta para outras situações emocionais ou sentimentais, pelas quais as famílias devem estar alerta, de forma a poderem ajudar, orientar ou procurar apoio, sempre que for necessário.