Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.
Com um olhar pluridimensional, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida...este é um convite para conversar sobre educação.
Já vivemos uma pandemia e as escolas estiveram meses fechadas… podemos viver outras tragédias semelhantes… estará a escola preparada? Estarão os alunos preparados para continuarem a aprender em qualquer lugar, em condições muito diversas?
Após a pandemia, várias medidas foram tomadas para desmaterializar as avaliações, ou seja, provas de aferição e exames estão a ser preparados nas escolas, através do digital. Várias escolas já optaram por facultar a Escola Virtual e a Aula Digital aos alunos, para alguns alunos estas aplicações informáticas tornam-se um complemento ao estudo, para outros alunos, tudo é concretizado por estas plataformas, sejam os manuais, ou outros exercícios.
A antiga Caderneta, com informações relevantes ao dia a dia escolar e que faziam uma ‘ponte’ entre a escola e a família também há muito que se extinguiu, tudo se encontra na plataforma da escola, mais conhecida como: Inovar…
No entanto, os alunos não podem viver apenas com um ensino online, este método não poderá ser a solução porque ‘longe da vista, longe do coração’ e existem tantas relações sociais que ficarão por viver, aprender e experienciar, se mantivermos os alunos cativos em suas casas!
Tantos ensinamentos que nos trouxeram os anos pandémicos, muitas questões se levantaram, mas poucas foram respondidas com assertividade. Esta é mais uma: Onde será necessário melhorar o ensino? A resposta estará só na internet???….
Até os adultos gostariam de ser outras personagens de quando em vez… para crianças e jovens a imaginação é ainda maior e a diversão é a dobrar, certamente!
Que as personagens no Dia de Carnaval tragam momentos de alegria e amizade, para todas as idades! Porque a maior fantasia é aquela que nos faz verdadeiramente felizes!
No 1º e 2º ciclo, os estudantes demonstram maior dificuldade em perceber os problemas da disciplina de matemática. Uma vez que, estes exercícios exigem maior abstração e complexidade de raciocínio.
Para ajudar nesta tarefa tenho por hábito desenhar os problemas e depois propor que sejam eles a desenhá-los, sempre que sentirem mais dificuldade na interpretação e na realização destes.
Não sugiro desenhos muito complexos ou elaborados, basta algo bem simples, mas que torne um problema abstrato em algo concreto e visualizado, pode não parecer de grande ajuda, mas rapidamente nos apercebemos que o estudante desenvolve maior capacidade de resolução.
Após a realização dos cálculos, convido o estudante a voltar a ler todo o enunciado do problema porque, às vezes, é necessário realizar mais um ou dois exercícios para chegar à resposta solicitada. Se o estudante não o fizer, poderá ficar com a resolução da tarefa incompleta.
As datas de avaliações externas são daqui a alguns meses, no entanto, por responsabilidade é necessário organizar e preparar o estudo com vontade e método.
Se és aluno de 4º ano, deves saber que terás de prestar provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), às disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Estudo do Meio.
Se és aluno de 6º ano irás realizar as seguintes provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA): Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais.
Se és alunos de 9ºano, terás de te preparar para as Provas Finais de Português e Matemática. Anota as datas:
Se és aluno de secundário, nomeadamente de 11º e 12º, deverás escolher os Exames Nacionais que precisas para o teu futuro académico e profissional…sendo que, Português no 12º ano é exame obrigatório. Seleciona e anota as seguintes datas:
Nota: Os resultados de 9º ano e secundário serão afixados a 15 de julho.
Estas e outras informações relevantes devem ser consultadas no site do IAVE.