Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

05
Jan 15

Parece um tema óbvio para ser sequer objeto de reflexão: o espaço/lugar onde se estuda… contudo se, em adultos, tivemos de voltar a estudar lembramo-nos de caraterísticas muito específicas destes lugares e que nos melhoravam ou prejudicavam o estudo… depois de toda a família estar a dormir… na cozinha… num determinado café…

Proporcionar este bem estar a quem estuda é imprescindível, seja a crianças ou a adultos e, de certa forma já fui fazendo referência a este tema em reflexões anteriormente escritas.

Assim, de preferência deve-se manter sempre o mesmo espaço físico, que deve ter todo o material necessário disponível, deve ser bem iluminado, ausente de barulhos como TV, rádio, conversas da restante família.

O conforto é também importante, o frio ou o calor em excesso podem provocar dificuldade de concentração. Torna-se também necessário respeitar as horas de refeição e faze-las fora deste lugar.

Os animais são boa companhia desde que sossegados… mas se são daqueles que se propõem roer o dicionário mais próximo, então devem coloca-los noutra divisão da casa.

Quando existe mais do que um estudante em casa é necessário uma observação, por parte do educador, de forma a perceber se poderão, ou não, partilhar o mesmo espaço de estudo, dependendo da distração que provoquem entre eles. 

estudo.jpg

 

publicado por Maribel Maia às 12:21

1 comentário:
Eu,no meu caso,quando estudava,era sempre no meu quarto,enquanto ouvia música,pois desde pequenina que sempre gostei de música!!
sandrinhabordadeira a 3 de Maio de 2016 às 20:56

Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
20
21
22
24

25
26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO