Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

09
Jan 17

Quantas vezes dizemos a um estudante “Vai estudar!” e ele rapidamente nos responde: “Já estudei, já fiz os TPC’s”… será isto efetivamente estudar? Se não é estudar então os TPC serão o quê?!?!

Sobre este assunto gostaria de deixar aqui a minha opinião, sendo que, não considero que a realização dos Trabalhos Para Casa sejam um estudo diário, não quero com isto dizer que não devam existir no quotidiano de um estudante, dentro de determinados parâmetros.

Assim, gostaria de assumir que os TPC, para mim, tornam-se importantes como forma de memorizar e perceber melhor a matéria dada na aula, até mesmo para o estudante desenvolver a consciência de que adquiriu ou não os conhecimentos da última matéria lecionada. Os trabalhos de casa tornam-se também forma de desenvolver a responsabilidade para com cada disciplina e para com os professores. Estes trabalhos sendo propostos, em consciência profissional, com ‘peso e medida’, ou seja, sem demasias, torna-se pertinente na educação escolar atual.

Contudo, os TPC não são um estudo contínuo, suficiente e metódico, para os estudantes que desejam atingir bons resultados escolares. Pela minha experiência, entendo também que muitos estudantes não têm métodos de estudo adequados, não sabem estudar individualmente e apresentam algumas dificuldades em desenvolver esse hábito.

Torna-se assim, bastante importante ensinar e motivar a Estudar… deixarei algumas orientações sobre o desenvolvimento desta motivação no próximo Post!   

Estudar.png

 

publicado por Maribel Maia às 13:48

11 comentários:
O meu com 10 anos é a resposta que me dá quando lhe pergunto se já estudou!
Me, myself and I a 9 de Janeiro de 2017 às 14:00

No fundo eles sabem que essa não é a resposta correcta, mas estão sempre a ver se 'cola'...

Depois lá me armo em má da fita e lhe digo que fazer os TPS´s não é o mesmo que estudar!

É isso mesmo, é preciso incutir hábitos diários de estudo.
Maribel Maia a 9 de Janeiro de 2017 às 14:18

Sim, são coisas diferentes.
No 1.º Ciclo fazer apenas os TPC's pode ser suficiente, mas nos ciclos mais avançados convém estudar mesmo.
Marta Elle a 9 de Janeiro de 2017 às 15:32

Mesmo no 1* ciclo se devem incutir hábitos de estudo, pois as crianças podem ter bons resultados mas não sabem estudar... O que será entretanto, imprescindível.
Maribel Maia a 9 de Janeiro de 2017 às 15:38

Eu tenho um filho com 7 anos. Tento fazê-lo ver que fazer TPCs é divertido e não uma coisa maçadora de forma a ele não ganhar aversão aos mesmos.
A professora dele é fantástica pois não entope a criança com montes de trabalhos, manda-os fazer em uma quantidade Q.B.
Então o G. faz os TPCs dele com a minha supervisão, depois ele faz uma ficha para eu fazer em que ele é o supervisor e quem me dá a nota.
Tem resultado muito bem.
Narciso Santos a 9 de Janeiro de 2017 às 16:19

É uma boa estratégia... alimentar várias estratégias para descobrir e conhecer mais é também muito bom para quem cresce!!!

Bom para mim pois faço reciclagem ao muito esquecido...
Narciso Santos a 10 de Janeiro de 2017 às 11:01

Os TPC ajudam mas o aluno precisa de estudar mais mas claro sem exageros
omeumaiorsonho a 9 de Janeiro de 2017 às 23:54

Sim, até mesmo para estudar é necessário saber medir...
Maribel Maia a 10 de Janeiro de 2017 às 10:54

Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
17
18
20
21

22
24
25
27
28

29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO