Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

05
Jan 15

estudante.jpg

 

Alguns estudantes incorrem no erro de assumirem o trabalho diário escolar como pertencente apenas à escola, e em casa reservam o momento do estudo apenas para realizar os trabalhos de casa e se existirem… e apenas estudam para o teste no dia anterior.

Esta atitude está realmente errada, o sucesso escolar depende do empenho e dedicação do estudante e é pedra basilar na construção de efetivas aprendizagens.

Certamente é necessário ter em linha de conta algumas especificidades do estudantes que podem dificultar a aprendizagem ou a concentração. Mas, de uma forma geral o estudante deve estudar diariamente em casa, alguns dias sozinho, outros dias com um apoio/orientação (explicador/pais/irmãos…).

Este trabalho diário deve contemplar a realização dos TPC’s e de alguns trabalhos de pesquisa que sejam solicitados na escola. Seguidamente é necessário verificar na agenda se existem testes, ao longo da semana, para se realizarem resumos ou exercícios da matéria.

Se estas etapas anteriores não existirem realiza-se um estudo da matéria dada de duas ou três disciplinas diferentes. A matéria deve ser estudada através do livro da disciplina e dos apontamentos retirados na aula, (refletir sobre a realização dos apontamentos poderá ser tema debatido posteriormente).

Neste ponto é importante lembrar a necessidade de uma boa e adequada gestão do tempo.

publicado por Maribel Maia às 12:19

Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
20
21
22
24

25
26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO