Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

19
Set 17

Quem convive com adolescentes, facilmente, se apercebe que existem muitos conceitos e práticas próprias destas idades, pouco claras e pouco entendidas por nós, mais crescidos… e por mais que nós tentemos estar a par destas novidades teenagers, dificilmente conseguimos ‘apanhar o comboio’…

Do que tenho aprendido com eles/as… ser adolescente é: 

  • Os youtubers mais divertidos são: Wuant, SirKazzio, Frame, OvelhaNigga, entre outros… estão todos a viver na mesma casa e só a adolescência os acha divertidos…
  • Os desafios propostos nas redes sociais, são sobre tudo e sobre coisa nenhuma, só eles se entretêm com isso… nada contra, desde que não lhes coloque a saúde em risco…
  • Os spinners? Qual é a criança ou o adolescente que não tem um…ou vários… diferem de cor e preço… pelo menos não é mais uma consola de jogos…
  • As dezenas de grupos aos quais estão incluídos, nas várias redes sociais… são os grupos de aniversário, grupo de turma, grupo de vizinhos, blá, blá… que fazem o telemóvel tocar várias vezes, por minuto… eu não tinha paciência!!!!!
  • A aplicação musical.ly que coloca todos os adolescentes nas luzes da ribalta com os pequenos vídeos com música e coreografia inventada apressadamente…

Eu confesso que com estas particularidades acabo por me rir e divertir com eles… enquanto eles, simplesmente, crescem!!!

Mais alguma particularidade que, por aí, se lembrem e que coloque a adolescência ‘como seres humanos altamente desconhecidos’???

 

adolescentes.png

 

 

publicado por Maribel Maia às 17:12

13 comentários:
Tal e qual, os meus primos agora passam a vida a ver vídeos no youtube!! E a receber mensagens naqueles grupinhos do Messenger e Whatsapp...
A Desconhecida a 19 de Setembro de 2017 às 18:26

Acho que toda a gente que convive com adolescentes identifica bem estas coisas!
Maribel Maia a 19 de Setembro de 2017 às 18:27

Boa tarde, Maribel. Vinha deixar um grande beijinho e os meus sinceros parabéns pelo destaque. O post está fantástico. Um bom resto de tarde
Sílex a 21 de Setembro de 2017 às 14:25

Muito obrigada!!!
Mil beijinhos!
Maribel Maia a 21 de Setembro de 2017 às 15:34

Se fossem só os adolescentes! A idade da adolescência cada vez está mais complicada! Nem falo no meu tempo, prq nesse tempo nem existia essa palavra! Era sair da primária e toca a trabalhar, claro quem tinha condições ia pra cidade estudar! Já no tempo da minha filha, a adolescência dela foi pesada demais, nem me quero lembrar! Ainda não havia estas tecnologias, pr isso a adolescência é TERRÍVEL! Agora? Desde o bébé ao idoso,mete-se um tlm ou um tablet na mão, e está uma casa de família cada um pra seu lado, quase não há uma conversa! E se algum tenta dizer algo, a resposta é logo, é pá deixa-me ver isto! Não se passa isso na minha casa prq estou só com o marido, mas já tirei a tv da cozinha, prq era as notícias, bola,política, nem com os talheres podia tocar no prato! Acha paciência pra estes tempos!
Aninhas a 21 de Setembro de 2017 às 14:27

Bem verdade... a adolescência é uma aprendizagem para toda a família que se tem de adaptar a tantas e tantas mudanças... mais ainda com o avanço tecnológico que não pára!
Maribel Maia a 21 de Setembro de 2017 às 15:36

Como mãe de uma adolescente, confirmo a parte dos youtubers mas, neste caso, vai muito para as brasileiras, que eu não faço ideia quem são! O Wuant também conhece,e só fiquei a saber quem era por ter participado na telenovela que via na altura.

Desafios e spinners não é com ela, mas também tem os mil e um grupos, desde que foi para o 5º ano, de turma, de amigas, disto e daquilo.

E, sim, também farta-se de gravar vídeos a dançar, para a palicação musical.ly, que me pergunta várias vezes como se deve pronunciar!
marta-omeucanto a 21 de Setembro de 2017 às 15:19

Os vídeos, confesso que acho a mais divertida, de todas estas especificidades...
Beijinhos
Maribel Maia a 21 de Setembro de 2017 às 15:38

Essa parte dos youtubers é tão assim! Não consigo perceber a graça que eles lhe acham, ramo! Os meus miúdos bem tentam explicar, mas acho mesmo que é uma questão de gerações 😉
azulmar a 21 de Setembro de 2017 às 15:41

Não é 'ramo', eu queria escrever 'mesmo'. Ai este corretor...
azulmar a 21 de Setembro de 2017 às 15:42

Também já vi alguns vídeos para tentar entender, de facto é mesmo uma particularidade dos adolescentes, para nós muito estranho!!!
Maribel Maia a 21 de Setembro de 2017 às 15:44

Tenho vários alunos que dizem gostar de ver (e desenhar) Animé - são aqueles desenhos animados japoneses tipo Dragon Ball.
Também tenho muitos que idolatram os youtubers.
Tenho alunos que à conta disso, dizem querer ser "performers" no youtube e até já fazem videos.
Assim, que me lembre, para já é isto :)
O Triângulo Perfeito a 22 de Setembro de 2017 às 17:40

São mesmo coisas estranhas, aos olhos dos adultos!
Obrigada pela partilha!
Maribel Maia a 22 de Setembro de 2017 às 19:18

Setembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
16

17
18
20
22
23

24
26
27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO