Com um olhar pluridimensional sobre a EDUCAÇÃO, pretendo orientar educadores e estudantes neste caminho vivido tão intensamente... um caminho onde se ensina e se aprende em cada momento de vida... este é um convite para conversar sobre educação.

06
Mar 17

Na escola podemos cruzar-nos com estudantes que se preocupam apenas em obter resultados positivos, de forma a conseguirem passar de ano letivo… muitos sentem-se pouco capazes de serem alunos de avaliações muito altas, outros assumem não se querem dedicar ao estudo, nem por gosto nem por vontade. Contudo esta perspetiva pode e deve mudar, basta que cada estudante desenvolva a consciência da importância do conhecimento para o seu próprio futuro e seja estimulado para o desejo de saber mais e de descobrir.

Sem dúvida que as notas escolares são resultado, principalmente, das vontades, desejos e ambições da cada um, só depois surgem as capacidades mais ou menos inatas de cada criança/jovem, sendo que essas também podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

A todos os estudantes que desejam obter resultados muito bons nas suas avaliações académicas, aqui ficam umas dicas:

  • Liga-te: procura manter-te atento nas aulas o tempo todo, realizando os apontamentos e as anotações da matéria que consideres necessária;
  • Procura ajuda: estuda sozinho e estuda acompanhado, ou seja, faz um estudo diário próprio, com leituras, resumos, exercícios e, pelo menos, uma vez por semana procura alguém que te possa apoiar nas dúvidas surgidas e noutras propostas de trabalho;
  • Começa cedo: para cada teste ou ficha de avaliação começa um estudo específico uma semana antes;
  • Conhece-te melhor: procura o melhor lugar e as horas em que mais te concentras no estudo;
  • Organiza-te: um caderno de apontamentos, uma agenda, uma tabela, tudo ajuda para que nem uma data passe despercebida, para que nem um TPC seja esquecido;
  • Participa: seja nas aulas, seja nos clubes escolares, seja em desporto, participa com empenho e dedicação;
  • Não esperes: não é no terceiro período que vais tentar recuperar vários meses de preguiça, o primeiro dia de aulas é, já, o primeiro grande desafio.
  • Não desligues: durante as férias aproveita para recuperar matérias pouco entendidas e estuda, pelo menos, uma hora por dia, para te tornares ainda melhor.

    bom-aluno.jpg

     

publicado por Maribel Maia às 10:47

4 comentários:
São exceletes dicas :)
Mamã Silvestre a 6 de Março de 2017 às 11:11

Obrigada e boa semana!!!
Maribel Maia a 6 de Março de 2017 às 11:12

Tenho ideia que a melhor hora para estudar é antes de ir dormir, mas claro que pode variar de pessoa para pessoa.
Marta Elle a 6 de Março de 2017 às 11:29

Existem estudantes que se sentem melhor a estudar de manhã e outros que preferem o final do dia, o importante é se conhecerem bem e definirem os métodos nesse sentido.
Maribel Maia a 6 de Março de 2017 às 19:50

Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
17
18

19
21
22
25

26
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO